01/07/2020 12h25

O presidente da Casa ressalta a importância do programa, que ampara pessoas afetadas pela pandemia, inclusive profissionais de saúde

O vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Câmara Municipal, por meio de requerimento aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira, 1º de julho, solicita informações ao Executivo sobre o Projeto “Escuta Acolhedora”, que começou a ser desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba em 20 de maio último, com o objetivo de atender pessoas impactadas emocionalmente pelo isolamento social em razão da pandemia de coronavírus, inclusive profissionais de saúde. O atendimento é feito por psicólogo e psicoterapeuta ocupacional.

“O amparo psicológico para as pessoas e famílias afetadas pelo coronavírus, inclusive para os profissionais de saúde, é de vital importância. O isolamento social que a doença acarreta, com o paciente tendo de ficar sozinho no hospital, sem poder receber visita, traz muita angústia para as famílias, por isso é fundamental uma escuta acolhedora por parte de profissionais capacitados”, afirma Dini, ressaltando que para os próprios profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate à doença, “esse apoio também é imprescindível”.

Em seu requerimento, Fernando Dini solicita informações sobre quantas pessoas e profissionais da saúde foram atendidas pelo referido programa e quantos foram encaminhadas para o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para dar continuidade ao atendimento. Também indaga se existe lista de espera no programa, se há necessidade de contratação de profissionais para atender a demanda e se a Prefeitura pretende o Projeto Escuta Acolhedora depois de passada a pandemia.