02/07/2020 12h06

O vereador Fernando Dini (MDB) também participou com o tenente-coronel Fernando Agrella do Câmara Convida na TV Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), recebeu, na manhã desta quinta-feira, 2, a visita do novo comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (7º BPM/I), tenente-coronel Fernando de Agrella, que assumiu o posto em 1º de junho último. Após receber o comandante na Presidência da Casa, Fernando Dini (MDB) convidou Agrella para participar do programa Câmara Convida, na TV Câmara.

“Essa aproximação entre a Polícia Militar e o Poder Legislativo sorocabano, numa parceria jamais vista na história da cidade, nos possibilitou desenvolver ações como a Operação Olho Vivo e a Operação Dignidade e tem trazido bons resultados para a população”, enfatiza Dini, enfatizando que, desde o início de seu mandato parlamentar, somado ao período em que foi secretário de Segurança, tem trabalhado estreitamente com as forças da área de segurança pública, como a Polícia Militar, Policia Civil e Guarda Civil Municipal.

“Tenho admiração, desde a minha infância, por esses homens batalhadores da nossa polícia, que arriscam sua vida, para salvar vidas”, afirmou Fernando Dini, ao participar do programa Câmara Convida, juntamente com Fernando de Agrella, logo após a visita do comandante. “A busca de ações em conjunto se faz necessária especialmente nesse momento pandêmico em que vivemos. Só podemos almejar a construção de uma cidade melhor se fomentarmos esse diálogo”, enfatiza Dini, colocando o Legislativo à disposição das ações em prol da segurança da população.

Fernando de Agrella contou que tem mais de 23 anos de trabalho no 7º Batalhão, ocupando várias funções. “Sempre buscamos trabalhar de forma integrada e esse é o objetivo de nossa visita à Câmara Municipal. A integração é fundamental e o apoio do Legislativo é, sem dúvida, imprescindível. A Câmara Municipal de Sorocaba é grande parceria da Polícia Militar e estamos sempre à disposição do Legislativo e da população da Casa”, disse Fernando Agrella.

O comandante explicou que o trabalho da polícia é feito com base nas estatísticas de criminalidade, por isso, segundo ele, é fundamental o cidadão registrar ocorrência quando é vítima de algum tipo de crime. “Todas essas informações são importantes para nós e são computadas. Por isso, utilizem-se do 190, que não exige identificação de quem faz a denúncia”, afirma Agrella.

Fernando Dini (MDB) enfatizou que a Polícia Militar está ao lado do cidadão e enalteceu a iniciativa do comandante do 7º BPM-I de prestar contas ao Legislativo sobre a atuação da corporação na cidade. Agrella disse que a Polícia Militar, nesse momento de pandemia, toma todos os cuidados de vigilância sanitária com a própria tropa para evitar contaminação e busca desenvolver um trabalho de prevenção da criminalidade.

Segundo ele, essa atuação da polícia tem surtido efeito: “Posso asseverar que todos os cinco principais indicadores de criminalidade estão em queda em Sorocaba” – afirma Agrella, referindo-se a vítimas de letalidade violenta, roubos em geral, furtos em geral, furtos de veículos e roubos de veículos. “Houve cerca de 30% de queda em relação ao mesmo período do ano passado, inclusive desde o início do ano”, contabiliza, atribuindo esse resultado “à presença efetiva da polícia nas ruas”.

Combate aos “pancadões” – Fernando Dini também abordou com o entrevistado o problema dos chamados “pancadões” na cidade. “Esse é um grave problema e temos visto que a Polícia Militar, em conjunto com a Guarda Civil Municipal, tem feito um trabalho exemplar para combater esse tipo de evento. Há poucos semanas, a polícia e a Guarda Municipal desarticularam uma festa dessas com mais de mil pessoas, com consumo e tráfico de drogas. Precisamos inibir esse tipo de situação”, afirma Dini.

O presidente do Legislativo enfatizou que a participação e as denúncias da população são muito importantes para evitar que os pancadões retornem, mesmo quando são desfeitos pela polícia. “Parece que é como enxugar gelo”, afirmou Dini, indagando ao comandante se não é preciso uma legislação mais dura para combater os pancadões. “Sem dúvida, esse é um problema complexo, que envolve a própria desestruturação das famílias”, destacou Agrella, destacando que a PM, desde o início do ano, apreendeu cerca de 500 veículos e motos somente em operações contra os pancadões. O comandante também defendeu punições mais severas.

“Se a família e o poder público não cuidam do jovem, a criminalidade cuida, entre aspas. Os jovens acabam reféns daqueles que os aliciam com dinheiro, com facilidades. Por isso, precisamos ter uma ação muito mais contundente, eficaz e imediata para que nossos adolescentes tenham ocupações que tragam benefícios para sua formação”, afirma Dini. “Infelizmente, vários projetos culturais e esportivos na cidade foram extintos. Estamos perdendo nossos jovens para o tráfico, a marginalidade”, enfatiza.

Para Fernando Dini, em que pese ser fundamental combater a pandemia de coronavírus, o atendimento aos jovens não pode ser negligenciado. “Precisamos voltar as ações no Território Jovem, as aulas de teatro no Parque dos Espanhóis, as aulas de musicalidade do Projeto Guri, que dão oportunidade para que crianças e jovens se desenvolvam”, afirma Dini. Por fim, o presidente do Legislativo e o comandante do 7º BPM-I, reforçaram a importância do diálogo entre as instituições e participação do cidadão no combate à criminalidade.