02/07/2020 13h17
atualizado em: 02/07/2020 13h19

Durante sua entrevista semanal à TV Câmara, na manhã desta quinta-feira, 2, o presidente Fernando Dini (MDB), apresentou o balanço das ações do Legislativo nesta semana e comentou os últimos acontecimentos relacionados à pandemia do novo coronavírus em Sorocaba.

O parlamentar iniciou repercutindo a volta das atividades pedagógicas na educação municipal, o que vinha sendo cobrado por Dini de forma mais enfática nas últimas semanas. O parlamentar disse que é preciso destacar alguns avanços na área, mas cobrar a correção das falhas como a demora na entrega do cartão-merenda e alternativas para os alunos carentes que não tem acesso ao conteúdo remoto.

“Estamos solicitando informações da Secretaria da Educação para que nos mostre, efetivamente, como irão funcionar essas aulas on-line. Sabemos que esse momento pandêmico deixou muitos desempregados, muitas famílias não têm condições de ter um celular, um computador, muito menos acesso à internet para acompanhar os estudos”, ressaltou.

“Essas crianças muitas vezes não tem o que comer, vai ter um computador em casa? Queremos sim que essas aulas on-line aconteçam para quem tem condições de acompanhar, mas que o Poder Público Municipal tenha um plano B para que essas crianças e adolescentes, quando na falta de um computador ou celular possam fazer essas aulas de outra maneira”, completou.

Fase Vermelha - Sobre a regressão de fase de Sorocaba no Plano São Paulo, da laranja para a vermelha, o presidente salientou que há subnotificação de casos, mas ressaltou o número expressivo de pacientes recuperados ou em recuperação no Município. “Vamos lembrar que Sorocaba é uma das principais  cidades do Brasil em número de recuperados. Isso mostra uma grande eficiência no sistema de Saúde, mas que já está colapsado, com quase 100% de ocupação e leitos, o que nos traz grande preocupação”, afirmou.

O parlamentar também comentou a continuidade na cobrança do estacionamento rotativo na região central, o que classificou como “uma vergonha”. “Primeiro é imoral, com tantos desempregados, sistema econômico deficitário e comércio fechado, não tem que cobrar a Zona Azul nesse momento de pandemia. Vamos dar o exemplo de como ser solidários nesse momento. A Urbes está com os cofres superavitários, vamos poupar a população de mais essa cobrança”, criticou.

O parlamentar falou ainda sobre as dificuldades enfrentadas pela área cultural. Nesta semana o presidente recebeu representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Também criticou o anúncio do novo secretário da pasta, que não é da área cultural. “Eles vieram nos procurar para falar sobre a indelicadeza do Poder Municipal em nomear uma pessoa sem nenhuma historia com a cultura da cidade. Lembrando ainda que os artistas de Sorocaba estão parados há pelo menos quatro meses sem trabalho, sem  apresentações”, disse. Para auxiliar a categoria, Fernando Dini propôs um projeto de lei prevendo a concessão de auxilio emergencial aos artistas pelo Governo Municipal, a exemplo do que será feito a nível federal.

Sessões virtuais - O presidente Fernando Dini comentou o retorno das sessões remotas na Casa, assim como outras medidas adotadas pelo Legislativo devido ao avanço de casos da Covid-19 na cidade e novo fechamento de setores não essenciais.

“Não é o ideal, a sessão virtual tem um caminhar bem diferente da presencial, mas mostramos zelar pela saúde de todos. Como fizemos o retrocesso para a fase vermelha, também optamos por retroceder nos nossos trabalhos, fechando, infelizmente, para o público, o que nos deixa muito tristes, porque aqui é a Casa do povo, e deixando nossas sessões remotas, o que não impede que continuemos lutando contra a propagação do coronavírus e mostrando que o Legislativo continua a todo vapor”, frisou.

O parlamentar comentou ainda a aprovação nesta semana, em definitivo, do projeto que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido - encaminhado por Dini à Casa, quando então prefeito em exercício de Sorocaba. O parlamentar ressaltou que se trata de uma conquista, que vai ao encontro dos anseios da população, e também o ineditismo desta tramitação.

“Fica na historia de Sorocaba. O primeiro prefeito que confeccionou uma lei enquanto chefe do Executivo e aprovou a lei enquanto presidente do Legislativo. Talvez nunca tenha acontecido e me deixa muito feliz porque reconhecemos o anseio da população”, afirmou. Da mesma forma, outra lei apresentada pelo presidente quando esteve à frente da Prefeitura e aprovada na última sessão, prevê a extensão de benefícios aos servidores como a ampliação da licença-paternidade.

O presidente da Câmara falou ainda sobre a rejeição do projeto do Executivo que aumentaria a alíquota previdenciária do funcionalismo. “Não estamos aqui para tirar direitos ou trazer prejuízo para os funcionários públicos, que se encontram na linha de frente no combate ao coronavírus”, afirmou. Por fim, o presidente reforçou a importância da população respeitar o distanciamento social e, se puder, ficar em casa.