03/07/2020 14h01
atualizado em: 03/07/2020 14h09
Facebook

O vereador João Donizeti (PSDB) participou, na tarde desta sexta-feira, do programa “Câmara Debate”, transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba, onde tratou com o delegado do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª região de Sorocaba, Eric Barioni, da aplicação da biomedicina no combate à pandemia da Covid-19. De acordo com os entrevistados, os profissionais da área estão trabalhando para o desenvolvimento da vacina contra o novo corona vírus.

“Quanto temos noticias de estudos de novos fármacos para o tratamento da Covid-19, bem como desenvolvimento de vacinas, temos biomédicos envolvidos”, explicou Barioni, que é graduado biomédico, mestre e doutor em ciências, com área de concentração em toxicologia e análises toxicológicas, além de ser professor da Universidade de Sorocaba e coordenador do curso de pós-graduação do Instituo de Pesquisas em Saúde de São Paulo. Ele lembrou que uma biomédica brasileira atuou no sequenciamento genético do novo corona vírus e também destacou a atuação dos especialistas nas áreas laboratorial, imaginologia e nas terapias integrativas e auxiliares para tratamento de pacientes da Covid-19.

O vereador João Donizeti destacou a importância dos biomédicos e lembrou da evolução científica atual, que tem conseguido dar respostas no combate à pandemia, com previsão da criação de uma vacina em curto prazo. O parlamentar citou que é preciso valorizar a ciência e seguir as orientações dos órgãos de saúde para combater o novo corona vírus. Ele lamentou a falta de consciência de muitas pessoas que ainda não são importância para a doença e para a necessidade do distanciamento social, o que resultou no aumento de casos de contágios e mortes, com a regressão do município para a fase um de isolamento.

João Donizeti afirmou que a situação não é exclusiva de Sorocaba e que é resultado da saída de muitas pessoas às ruas durante a primeira flexibilização da quarentena. O biomédico ressaltou que é compreensível a ânsia da população pelo retorno as ruas, mas que o momento ainda não é o adequado e lembrou que a população não foi preparada para enfrentar uma situação como essa. Eric disse que é preciso aproveitar a oportunidade para preparar as crianças para o futuro, pois outras pandemias poderão ocorrer. 

Em relação aos impactos econômicos da pandemia, por conta da paralisação de diversos setores, e as orientações de isolamento para preservar a saúde, o vereador defendeu que não pode haver um entendimento de conflito por parte da população. “Não adianta existir economia se não houver o ser humano para consumir”, destacou, afirmando que é preciso dar condições para que a sociedade possa retomar as atividades de forma segura e, da mesma forma, a economia voltar a crescer.

O vereador ponderou que todo o mundo está passando por uma crise de desemprego, com economia travada, e que o Brasil pode sair fortalecido desta situação. “Muitas sociedade já viveram momentos de guerra e estão preparados para se recuperar, mas nós ainda não”, disse João Donizete, citando a Europa como exemplo. “Nós temos que aprender com eles e com nós mesmo”. 

Entre os aprendizados, o vereador destacou a necessidade das pessoas passarem a ter o hábito de poupar dinheiro momentos de crise como o atual. Outro destaque foi a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS), que está sustentando o combate à pandemia no Brasil. “Se não fosse o nosso sistema público de saúde, a situação seria pior conta da desigualdade social”, lembrou.

Sobre a evolução das pesquisas sobre a Covid-19, o biomédico explicou que a movimentação de diferentes anticorpos ainda não está clara. Segundo Eric, pacientes assintomáticos e pessoas que tiveram um menor grau de sintomas apresentaram queda no volume de anticorpos. “Significa que podemos ter problema de imunidade após a infecção e que isso pode ser um desafio para a produção de vacinas”, apontou. Por esse motivo, reforçou a necessidade das pessoas evitarem sair às ruas, pois ainda é incerta a possibilidade de uma nova reinfecção, lembrando que muitas pessoas já se recuperaram e Sorocaba e precisam manter as ações de proteção.

Para ressaltar a seriedade da doença, João Donizete citou o exemplo de um amigo que foi internado por conta da Covid-19, com necessidade de utilizar aparelho de respiração artificial, e ficou traumatizado. “Só quem vive essa situação e que fica num leito pode passar pra as pessoas a dificuldade que é, e a possibilidade de vir a morrer”, disse. Ele voltou a lembrar da necessidade de manter o afastamento social, a ações de higiene e todas as demais orientações dos órgãos de saúde para evitar o contágio.

Ao final da entrevista, Eric Barioni informou que os estudos para identificar uma vacina para o novo corona vírus estão avançando e as previsões dos pesquisadores são de a descoberta aconteça entre o final do ano e a metade de 2021. “Muitos centros de pesquisa pelo mundo estão debruçados nesse objetivo e, por conta disso, a solução deve chegar mais rápido, um processo que levaria dez anos, hoje deve chegar em breve”, disse.

Segundo o especialista, uma pesquisa clinica para criação de uma vacina possui quatro fases e a maioria dos estudos atuais para encontrar a solução para a Covid-19 estão entre as fases um e dois, com alguns na fase três. Caso alguma substância chegue à última fase, então poderá ser distribuída aos mercados. “A gente precisa acreditar e ter fé que as substancias chegarão à fase quatro para termos segurança e bloquear a transmissibilidade desse vírus”, concluiu.