08/07/2020 09h38
atualizado em: 08/07/2020 11h42

Presidente da Comissão Especial do Covid-19, o vereador antecipou que a comissão deve se reunir com representantes de hospitais conveniados

O vereador Anselmo Neto (Podemos), presidente da Comissão Especial de Combate à Covid-19, que tem como relator o vereador Hudson Pessini (MDB), concedeu entrevista ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, na manhã desta quarta-feira, 8, quando falou sobre a sabatina realizada pelos vereadores com o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, e sua equipe, na manhã de terça-feira, 7.

“Uma das preocupações que são trazidas diariamente até nós, parlamentares, é quanto ao atendimento das demais doenças nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades Pré-Hospitalares”, afirma Anselmo Neto. O vereador observa que o município recebe verbas dos governos federal e estadual para combater o coronavírus, mas ressalta que o atendimento das demais doenças não pode ficar comprometido, pelo fato de quase todo o efetivo da saúde ter sido direcionado para o atendimento da Covid-19.

Anselmo Neto também falou sobre a questão dos protocolos de atendimento da Covid-19. “A comissão não tem o poder de definir quais os protocolos são corretos ou não, mas ela pode oferecer subsídios para que a Secretaria da Saúde faça sua análise. Foi o que fizemos. Entregamos à pasta o protocolo das cidades de Porto Feliz e Pirassununga, que estão usando o protocolo do Ministério da Saúde com bons resultados”, afirma o parlamentar, observando que, “em Sorocaba, os médicos que compõem a Secretaria da Saúde não são muito favoráveis ao protocolo”, mas defendendo que “eles façam essa análise e vejam o que é melhor para a cidade”.