08/07/2020 17h32
atualizado em: 09/07/2020 13h09

Em entrevista à TV Câmara na tarde desta quarta-feira, 8, os vereadores Anselmo Neto (Podemos) e Hudson Pessini (MDB), respectivamente presidente e relator da comissão especial sobre a Covid-19 da Câmara de Sorocaba, apresentaram um balanço do trabalho que vêm realizando e das condições da cidade em relação ao enfrentamento da pandemia.

Os vereadores explicaram que estão dedicando mais de 12 horas por dia para realizar reuniões e o atendimento a diversos setores do município. Segundo eles, quando a comissão foi criada não imaginavam que a pandemia perduraria por tanto tempo, então os assuntos tratados pelo grupo foram se ampliando, na medida da necessidade de atendimento de reivindicações da população.

O presidente Anselmo Neto enfatizou ações recentes como as reuniões com comerciantes e autônomos, as sabatinas com o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, e também com representantes dos hospitais particulares de Sorocaba. Sobre a área médica, o vereador pontuou que a cidade dispõe de recursos financeiros para continuar o combate à pandemia, mas ponderou que está faltando recursos para tratar de outras enfermidades, pois os profissionais de saúde estão dedicados a tratar os infectados pela Covid-19.

Já o relator Hudson Pessini destacou números sobre o vírus, informados pela equipe da secretaria municipal da Saúde: entre as 12 maiores cidades do estado de São Paulo, em número de óbitos Sorocaba está em 11ª, portanto, é a segunda com menos mortes. Já em número de óbitos por 100 mil habitantes, a cidade é a última, ou seja, é a que proporcionalmente tem menos mortes entre as maiores do estado. “Esses números mostram que nossos profissionais de saúde estão tendo resultados positivos”, afirmou Pessini.

Em seguida, Anselmo Neto lembrou que a comissão coletou e entregou ao Executivo os protocolos de combate à pandemia das cidades de Porto Feliz e Pirassununga, cujos prefeitos são médicos. “Estamos mostrando o que está sendo feito para que as autoridades que entendem do assunto saibam o que fazer”, argumentou, acrescentando a importância do município seguir protocolos enquanto o tratamento for feito por meio de medicamentos, o que necessita de cuidados especiais e avaliação caso a caso. “Quando houver vacina não vai ter que tomar medicação nenhuma, apenas a vacina”, concluiu.

Por fim, a comissão informou que nos próximos dias deve realizar uma nova reunião com vereadores e representantes de hospitais particulares para atualizar os dados sobre as condições das UTIs nessas unidades. “Nos últimos dias diminuiu a ocupação nas UTIs públicas, queremos saber como estão os leitos particulares”, disse Anselmo Neto, explicando que o avanço nas fases de isolamento social têm relação não com o número de infectados, mas com o índice de ocupação de leitos.

A entrevista com o presidente e o relator da comissão especial sobre a Covid-19 pode ser assistida na página do Facebook da Câmara Municipal, através do link https://www.facebook.com/camarasorocaba/videos/293579591696933/.