09/07/2020 07h36
atualizado em: 10/07/2020 08h07

A vereadora Iara Bernardi (PT) visitou na tarde desta quarta-feira (08), com o Secretário de Cultura, João Paulo Miranda, e com membros do Conselho Municipal de Cultura de Sorocaba, o Teatro Municipal Teotônio Vilela, para averiguar o andamento das obras no local. Estiveram presentes Rodrigo Cintra, Presidente do Conselho, Kahina Maneli, Marcelo Nascimento, Ricardo Devito e Vinícius Moglia, Diretor do Teatro.

O Teatro teve as portas fechadas para espetáculos ainda em dezembro de 2019, e não foram reabertas até o momento, deixando artistas e empresas do ramo do teatro, da dança e das apresentações em geral, em situação complicada, pois dependem do espaço para a realização de seus espetáculos.

"Ter o Teatro Municipal em pleno funcionamento é essencial para a categoria artística da cidade. São muitos artistas e muitas empresas que dependem dele. O Teatro precisa ser entregue à Sorocaba, reformado e em pleno funcionamento", disse Iara.

A Secretaria de Cultura vem alegando que as obras estão paradas em decorrência da pandemia. Enquanto isso, o Conselho manifestou indignação pela falta de diálogo por parte do Secretário anterior da pasta, que não havia disponibilizado os documentos solicitados por eles

De acordo com a administração do local, algumas cortinas já foram trocadas. Contudo, obras de maior vulto, como a recuperação do piso do palco, que está muito ondulado, não foram sequer iniciadas, e estão sendo vistas como prioridade absoluta para a reabertura do local. A higienização dos carpetes e das poltronas ainda não foi realizada, mas já consta licitação pronta. Iluminação e som precisam de novos equipamentos, que possivelmente serão alugados.

O Secretário João Paulo Miranda se comprometeu a providenciar com urgência as obras do piso do palco, as licitações dos serviços de iluminação e som, bem como um edital de uso do teatro, que é primordial para os artistas. Uma nova visita já está marcada entre a vereadora, o Secretário e o Conselho, para a segunda quinzena de agosto, para averiguar o andamento das obras no local.

Para finalizar a reunião, o Secretário informou que a Prefeitura já enviou à Câmara o Projeto de Lei que viabilizará o uso dos recursos da Lei Federal Aldir Blanc em Sorocaba. Iara Bernardi já participou de duas reuniões com o Fórum e com o Conselho de Cultura de Sorocaba para debater esse assunto.

(Assessoria de Imprensa – vereadora Iara Bernardi – PT)