10/07/2020 09h03

O presidente da Câmara cobra da Prefeitura a instalação de lixeiras específicas para esse fim em pontos de grande fluxo de pessoas

“As máscaras salvam vidas, mas se descartadas de forma inadequada podem se transformar em material contaminado, ajudando na propagação do novo coronavírus.” Quem faz essa afirmação é o vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Câmara Municipal, ao justificar o ofício que encaminhou ao Executivo solicitando providências para inibir o descarte inadequado de máscaras em Sorocaba.

No referido documento, Fernando Dini cobra da Prefeitura que disponibilize lixeiras específicas para o descarte de máscaras nos principais pontos de fluxo e aglomeração de pessoas, como terminais de ônibus e unidades de saúde públicas e privadas. O parlamentar lembra que, mediante o Decreto Estadual nº 64.956, de 29 de abril de 2020, e o Decreto Municipal nº 25.733, de 4 de maio de 2020, o uso de máscaras de proteção facial se tornou obrigatório na cidade para circulação em vias e logradouros públicos e demais espaços de uso público.

“Mesmo com as restrições impostas por conta da pandemia, a circulação de pessoas no entorno dos terminais de transporte urbano e das unidades públicas e privadas de saúde sempre foi intensa. Agora, com a obrigatoriedade do uso de máscara, temos visto muitas dessas máscaras sendo descartadas nas ruas e calçadas, aumentando não só o risco de contágio pelo coronavírus, mas também por diversas outras doenças”, afirma Dini, ressaltando que os recipientes para descarte das máscaras devem ser devidamente controlados, possibilitando um descarte final adequado.