10/07/2020 13h23

O vereador João Donizeti (PSDB) participou na manhã desta sexta-feira, 10, do programa Câmara Debate, ao vivo na TV Câmara, quando conversou sobre cultura com o professor, pesquisador e ex-secretário municipal José Simões. O tema do debate foram as dificuldades impostas pela pandemia aos trabalhadores do setor cultural e como o Poder Público deve apoiá-los.

“A administração pública municipal investe muito pouco na cultura, que é a alma de um povo. A partir do momento que você não valoriza esse que é o conjunto de valores da sociedade, estamos deixando de ter uma memória cultural e nos tornamos muito mais fragilizados para sermos aculturados por povos que tem uma hegemonia no mundo, como os Estados Unidos e a Europa”, afirmou João Donizeti. “Precisamos de mais pessoas que lutam como Simões, para permanentemente nos lembrar da importância da cultura”, concluiu o vereador.

José Simões destacou o prejuízo do período de isolamento social aos trabalhadores que ele chama de “fazedores de cultura”, envolvendo artistas, artesãos, colaboradores, técnicos, gestores, enfim, todos os envolvidos no processo de criação e execução de produções culturais. “São quase cinco meses com seus trabalhos interrompidos. As pessoas estão se reinventando, mas com dificuldades. A maior dificuldade é que a sociedade perceba que fazedores de cultura também são trabalhadores”, explicou.

O entrevistado destacou a riqueza da história de Sorocaba, com suas raízes no tropeirismo, mas também muita miscigenação, pois a cidade recepcionou muitos imigrantes de diversas partes do mundo. Simões afirmou que é importante preservar toda essa memória, através da cultura, e deu exemplos de projetos que poderiam ser implementados, como o de um corredor cultural no centro da cidade. Além disso, enalteceu iniciativas importantes que já são realizadas, como o passeio de Maria Fumaça e a preservação do Casarão de Brigadeiro Tobias, entre outras.

Em relação ao apoio aos artistas, José Simões explicou que a Lei Aldir Blanc irá repassar para todos os municípios uma verba destinada ao setor cultural. “Em Sorocaba devemos receber algo em torno de R$ 4 milhões para serem gastos com um auxílio emergencial de R$ 600 para os artistas que de fato precisam; e de 3 mil a 10 mil, decidido pelo gestor da cutlura para os espaços culturais que estão fechados”.

A entrevista com o vereador João Donizeti e o professor José Simões pode ser assistida na página do Facebook da Câmara de Sorocaba, através do link https://www.facebook.com/camarasorocaba/videos/2990107101088447/.