10/07/2020 16h44
Facebook

A psicóloga e terapeuta familiar Valquíria Salinas foi a convida do programa Câmara Convida, exibido simultaneamente pela TV e Rádio Câmara, ao vivo, na tarde desta sexta-feira. A especialista falou sobre os desafios comportamentais das famílias que enfrentam o isolamento e convivência forçada por conta da pandemia da Covid-19. 

Valquíria conta que, antes da quarentena, era comum que muitas famílias não se relacionassem cotidianamente. “Ficava-se o dia todo trabalhando, estudando, e mal se encontravam”, afirma a terapeuta, lembrando que muitas pessoas não estavam acostumadas a lidar com os próprios filhos no ambiente familiar e que a situação atual resultou em uma modificação na dinâmica da casa. Segundo ela, essa nova realidade pode melhorar ou piorar o relacionamento dentro das famílias.

“As relações que estavam mais distante, mas onde havia afeto e carinho, tem fortalecido os vínculos emocionais. Porém, aqueles ambientes em que já havia uma violência na fala, uma violência doméstica, estudos mostram que isso tem aumentado na casa”, explica. De acordo com a terapeuta, é preciso que haja muito respeito para uma convivência harmônica. “Uns aprenderam e se modificaram, aproveitaram a oportunidade de estar mais perto dos filhos, já outros estão sofrendo. Quando já havia um ambiente ruim isso só se fortaleceu”, diz.

De acordo com Valquíria, uma das principais necessidades para ter um ambiente familiar positivo é o respeitos aos espaços individuais, principalmente entre pais e filhos, para manter a noção de hierarquia no lar. Nesse sentido, explica que crianças não devem dormir no quarto dos pais. “Não é saudável, isso pode gerar problemas psíquicos futuros, lugar de filhos é na cama deles”, avisa a especialista, lembrando que a situação pode afetar a sexualidade das crianças.

Sobre crises conjugais por conta da maior convivência dentro do mesmo espaço, a especialista afirmou que o momento não é de tentar mudar a personalidade do parceiro ou parceira, mas de diálogo e consentimento. Ela ainda destacou a importância de criar hábitos para superar a situação, como aproveitar o momento para buscar aperfeiçoar a formação e até mesmo estreitar relacionamentos. “Vamos ser tolerantes com o outro, não querer que seja perfeito. É um momento de incertezas”, explica. Por esse motivo, ela sugere que as pessoas conversem mais. “Falar alivia a angustia”.

Ao final da entrevista, Valquíria contou que apesar da crise, a pandemia tem feito muitas pessoas crescerem emocionalmente e que é preciso pensar no futuro para podermos sair da pandemia como seres humanos melhores. “Temos que ter equilíbrio, fé e confiança, fazer a nossa parte e respeitar as orientações das autoridades. Faça o que é necessário, cuide da sua mente. Os estudos comprovam que a pessoa com mente boa é capaz de aumentar o sistema imunológico”, lembra a terapeuta, alertando para que todos tenha atenção para evitar as fake news, que prejudicam o emocional, e busquem informações em fontes confiáveis.

A entrevista completa está disponível na programação da TV Câmara, pelos canais 31.3 em sinal aberto, canal 4 da Net e 9 da Vivo. O programa pode ser conferido na íntegra também na página do Legislativo no Facebook e pelo canal do Youtube.