14/07/2020 16h15
atualizado em: 14/07/2020 16h26

Em continuidade ao ciclo de palestras, debates e entrevistas sobre os 30 anos da aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Congresso Nacional, a Câmara Municipal de Sorocaba promoveu na tarde desta terça-feira, 14, uma palestra com o psicólogo e gestor Givanildo Pereira de Oliveira sobre a inclusão de jovens aprendizes no mercado de trabalho. O ciclo de palestras – que prossegue até sexta-feira com transmissão ao vivo pela TV Câmara, Rádio Câmara e redes sociais da Câmara de Sorocaba – é promovido pela Escola do Legislativo, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

O psicólogo, que é gerente da padaria Real, falou na palestra sobre sua trajetória no mercado de trabalho e explicou como a empresa em que trabalha realiza o movimento de iniciação dos jovens no âmbito laborativo. “O programa de jovens aprendizes é uma porta de entrada para a empresa”, afirmou.

O palestrante ressaltou que os jovens trazem para dentro da equipe uma vitalidade muito grande, promovem diálogo e apontam discordâncias que, segundo ele, são muito importantes para o negócio. “São pessoas com muita vontade de crescer, desenvolver e contribuir, ao contrário do que se ouve falar”, afirmou.

Oliveira ponderou, entretanto, que mais importante do que o resultado financeiro e a produtividade do jovem é o seu desenvolvimento. “O programa é para isso. Não podemos querer um jovem de 15 anos formado, com todas as habilidades e competências. Tentamos buscar os jovens mais vulneráveis possível, da periferia, que não têm oportunidades. A sociedade deve se indignar com a situação de crianças e jovens em semáforos, em vulnerabilidade. É responsabilidade de todos cuidar do futuro deles”.

Por fim, o psicólogo destacou a necessidade de ter empatia pelos jovens que estão em processo de aprendizagem e despertar neles esse mesmo sentimento. “As escolas nos ensinam o tempo todo a competir, mas mais importante é a cooperação”.

A palestra com Givanildo Oliveira, assim como todos os eventos do ciclo que vêm sendo realizados pela Câmara Municipal, estará disponível nas redes sociais do Legislativo.