23/07/2020 11h04
Facebook

Em seu balanço semanal à TV Câmara – transmitida também pela Rádio Câmara e mídias sociais da Casa, nesta quinta-feira, 23, o presidente Fernando Dini (MDB) comentou o avanço da cidade para a fase laranja do Plano São Paulo e as últimas ações do Legislativo, incluindo a retomada das sessões presenciais. Durante a entrevista, o presidente também respondeu a questionamentos de ouvintes sobre saúde, transporte e educação.

Sobre a reabertura do comércio não essencial na cidade, com a mudança para a fase laranja, Dini defendeu o aquecimento da economia de forma responsável, se colocando contrário à restrição de horário para abertura do comércio. “Repito, sou totalmente contra a reabertura do comércio por apenas quatro horas. Parece que as pessoas compreenderam um pouco, mas as aglomerações ainda estão acontecendo no centro da cidade. Temos que ter consciência de que, enquanto não existe um medicamento realmente adequado ou vacina, a única coisa que eficiente é praticar o isolamento social sempre que possível, para continuar nos protegendo”, afirmou. 

Dini também lamentou o crescimento de casos de coronavírus na cidade e disse que o avanço de fase significa ainda mais responsabilidade para todos. “Sorocaba, na última quarta-feira, bateu recorde de mortes, com 12 mortes. Nossas UTIs estão superlotadas, temos um grande hospital que também está com a UTI lotada. A enfermaria e a estabilização do Hospital de Campanha estão lotadas, a Santa Casa também. Então a expectativa é que a gente redobre a atenção nesse momento”, ressaltou.

O presidente também comentou a denúncia, recebida de funcionários, sobre a falta de estrutura no Hospital Regional, incluindo insuficiência de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e de testagem dos profissionais. O parlamentar protocolou um requerimento cobrando fiscalização do Executivo, para averiguar a denúncia. 

“Estamos ainda em fase de fiscalização, não podemos fazer nenhuma afirmação contundente, mas ficamos muito triste pois dezenas de funcionários do hospital nos procuraram dizendo que, quando não faltam, os EPIs são de péssima qualidade. Existe ainda uma deficiência na coleta imediata para o exame de confirmação da doença, em caso de suspeita, o que nos causa tristeza e comoção por ser um problema tão grave. Não podemos perder profissionais da saúde, precisamos proteger quem está na linha de frente”, afirmou. 

O presidente cobrou ainda maior transparência nas ações da Prefeitura, não apenas com a divulgação da relação do número de casos e óbitos pela Covid-19, mas das estratégias adotadas. “Existe uma falha de comunicação grande da Prefeitura com a sociedade. Precisamos saber efetivamente quais ações estamos tomando para que isso passe logo. Então, estamos cobrando transparência para que esta informação esteja à disposição da população”, disse.

O presidente Fernando Dini também falou sobre a aprovação do projeto que regulamenta a aplicação, em âmbito municipal, da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020, a chamada “Lei Aldir Blanc”, que trata das ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante o estado de calamidade pública. O parlamentar quer que a Prefeitura complemente esse auxílio com recursos do Fundo Municipal da Cultura, para “dar uma sobrevida ao setor cultural da cidade”, como frisou. 

“Aproximadamente R$ 4 milhões estarão disponíveis. Os artistas foram os primeiros a serem atingidos e com certeza serão os últimos a retomar suas atividades. Nosso mandato trabalha para todos, mas, principalmente para os mais vulneráveis. Então nesse momento aprovamos esse projeto, mas precisamos mais do que isso. Precisamos de uma complementação do município para que também participe desse auxílio emergencial”, ressaltou. 

Participação de ouvintes - Questionado por um munícipe sobre quando deverão ser retomadas as aulas na rede pública, o presidente da Câmara disse que não há novidades, sendo, incialmente esperada para setembro, na rede estadual. A rede municipal está ainda em tratativa. “Eu, particularmente, repudio a volta às aulas agora no mês de agosto. Não estamos preparados, porque as crianças, além de assintomáticas, são possíveis transportadoras da Covid-19. Então nesse momento sou contra”, afirmou. 

Com relação à notícia de alteração no trajeto do BRT, o presidente criticou o “erro grosseiro” e disse que a Casa irá cobrar informações do Executivo. “Considero uma falha estratégica juvenil, que não podemos aceitar nos dias de hoje, quando temos engenheiros e profissionais de ponta, em uma obra dessa envergadura. Para mim isso é um desperdício de dinheiro público. Uma mudança de linha nesse momento não vai sair de graça, então lamento e repudio”, afirmou.

O presidente também foi questionado sobre o retorno das atividades presenciais na Câmara. Dini falou sobre o novo Ato da Mesa Diretora que determina a retomada do horário normal de funcionamento da Casa, ou seja, das 8h às 17h, além da volta das Sessões Ordinárias presenciais, às terças e quintas-feiras (após o recesso). O atendimento público está restrito ao horário das 10h às 14h em dias normais, e das 14h às 17h em dias de sessões, com número máximo de 24 pessoas simultaneamente dentro do prédio do Legislativo – como explicou o presidente. 

O presidente anunciou que, na próxima semana terça-feira, já haverá uma sessão extraordinária. “A abertura para o público será de maneira segura. Essas pessoas, assim como todos os funcionários, passam pela aferição de temperatura por uma profissional de enfermagem”, afirmou. 

Uma líder comunitária da Vila João Romão cobrou a retomada do atendimento integral nas unidades básicas de saúde. O presidente afirmou que se trata de uma cobrança pertinente que requer atenção imediata. “Essas pessoas precisam ser atendidas. Nossas UBSs estão sucateadas, sem mão de obra adequada, sem muitos equipamentos e profissionais que foram levados para o hospital de campanha. Com isso consultas e procedimentos eletivos não estão sendo feitos de acordo”, ressaltou. Para o presidente faltou planejamento e gestão da Secretaria de Saúde, o que deixou pacientes mais vulneráveis à Covid-19, como hipertensos, diabéticos ou com câncer, “totalmente à mercê à doença”. 

Encerrando a entrevista, Dini cobrou, mais uma vez, união e participação da população no combate à pandemia. “Fique em casa, lave as mãos, use muito álcool em gel e não participe de aglomerações. Precisamos mostrar que somos mais fortes”, concluiu. O balanço semanal do presidente Fernando Dini pode ser revisto no portal da Câmara e nas mídias sociais do Legislativo.