29/07/2020 11h13
atualizado em: 29/07/2020 11h15

O vereador Rodrigo Manga (Republicanos) protocolou esta semana na Câmara Municipal de Sorocaba projeto de lei que propõe a criação de bolsões de estacionamento exclusivos para motoboys e motoristas por aplicativo nas vias públicas de Sorocaba.

Esses pontos seriam montados nas proximidades de grandes centros econômicos, comerciais, gastronômicos ou de circulação de veículos e pedestres. Somente veículos nos padrões estabelecidos pela legislação que rege a categoria poderiam utilizar desses bolsões, que funcionariam de forma rotativa.

“Tais profissionais têm relatado grande dificuldade em estacionarem seus veículos para coleta das mercadorias (refeições), assim como, os motoristas de aplicativos para o embarque e desembarque de passageiros. As atividades de entregas de mercadorias, especialmente alimentação realizada por motoboys, é de elevada importância, principalmente no período em que vivemos uma pandemia de Covi-19”, aponta o vereador.

Atualmente, motoboys e motoristas de aplicativos têm se aglomerando em praças e ruas que, além de ser desconfortável para esses profissionais, traz problemas a moradores e comerciantes do entorno.

A centralização da parada de motos em um único ponto (bolsão) garantiria maior segurança não somente aos profissionais (motoboys), como aos pedestres e ainda, ao trânsito local. Os motoristas de aplicativos relatam, inclusive, problemas no embarque e desembarque de passageiros.

“Neste caso, outras cidades têm saído à frente com a criação de bolsões para atender tal demanda e garantir mais segurança”, complementa o vereador. Ocorre ainda que esses motoristas costumam estacionar seus veículos em locais distantes do ponto de final de parada e, muitas vezes, são alvo de furto.

(Assessoria de Imprensa – vereador Rodrigo Manga – Republicanos)