29/07/2020 14h06

Vereadora questiona prefeitura e denuncia interesse em construir garagem para BRT no local

A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) oficiou a Prefeitura a respeito da troca do terreno destinado à construção do Hospital Municipal de Sorocaba. De acordo com a vereadora, “é inadmissível que a Prefeitura gaste dinheiro público com uma justificativa e depois não cumpra a finalidade da compra”. No ano de 2013, a Prefeitura gastou R$ 13 milhões na compra do terreno da antiga TCS, na Avenida Ipanema. Entretanto, na semana passada, o Conselho Municipal de Saúde aprovou um pedido encaminhado pela Secretaria Municipal de Governo para que a nova área destinada à construção do Hospital seja no final da avenida Paes de Linhares, no antigo Matadouro.

Na avaliação da vereadora, essa medida da Prefeitura não pode ser encaminhada sem uma ampla discussão na sociedade. “É incabível que um terreno que custou R$ 13 milhões aos cofres públicos, e que hoje está avaliado em R$ 21 milhões, seja simplesmente descartado para a finalidade que foi comprado. Se houvesse uma justificativa plausível, aí era necessário abrir uma discussão ampla, com diversas audiências públicas, que permitissem a participação do Poder Legislativo e da sociedade civil”, critica.

Além disso, Fernanda Garcia elenca outros problemas sobre a transferência da área. “O terreno original, comprado para o Hospital Municipal da Zona Norte, era situado em uma área importante. Além de oferecer leitos de internação para todo o município, ele também poderia possibilitar o atendimento médico aos moradores do extremo norte da cidade, como Carandá, São Bento e Vitória Régia, que hoje precisam fazer um grande deslocamento para serem atendidos”, destaca.

Outros pontos levantados pela vereadora questionam o terreno escolhido. “Há dois grandes problemas de se fazer o Hospital naquela área. O primeiro é sobre a vulnerabilidade geográfica. O terreno fica há alguns metros da área de várzea do rio Sorocaba. Isso significa que os alagamentos que sempre acontecem na região do Parque das Águas afetariam diretamente na mobilidade ao Hospital”, lembra. Além disso, ela também destaca a ameaça ao patrimônio histórico. “O terreno fica situado na área do antigo Matadouro Municipal. Aquele prédio é um patrimônio histórico tombado pelo decreto 10.033/96. Não se pode fazer nenhuma modificação no perímetro paisagístico, sem uma consulta prévia ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP) e ao Conselho Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (COMUPLAN)”, explica.

Fernanda acha preocupante essa movimentação da prefeitura após a empresa BRT Sorocaba manifestar interesse no terreno da avenida Ipanema, para se tornar uma garagem dos ônibus do novo sistema de transporte que está sendo implantado.

“Aquela área foi comprada para a construção do Hospital Municipal da Zona Norte, mas lamentavelmente se tornou alvo de interesse da empresa BRT. Em 2018, a prefeitura já havia mandado um projeto polêmico para a Câmara, para tornar o espaço uma garagem. Nós rejeitamos. Agora, sem nenhuma consulta ao Legislativo, eles tentam alterar a área designada ao Hospital. Isso não cheira nada bem”, questiona a vereadora.

Fernanda também lançou um abaixo-assinado online, para que a população tenha conhecimento do caso e possa manifestar seu repúdio à falta de consulta popular, ao desrespeito ao dinheiro público e pela manutenção do Hospital Municipal na Zona Norte, como foi prometido. O abaixo-assinado pode ser acessado através do link: https://forms.gle/TfzYUByT5A6dPxtt5

(Assessoria de imprensa – vereadora Fernanda Garcia – PSOL)