30/07/2020 10h21
atualizado em: 30/07/2020 10h25

Fernando Dini (MDB) também falou da importância de serem mantidas as medidas de prevenção à pandemia para se chegar mais rapidamente à fase amarela

A volta das sessões presenciais na próxima semana e os trabalhos desenvolvidos durante no recesso, inclusive com a realização de sessões extraordinárias, foram alguns dos temas abordados pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Dini (MDB), em seu balanço semanal na TV Câmara, na manhã desta quinta-feira, 30. Na entrevista transmitida também pela Rádio Câmara, o presidente do Legislativo destacou as ações de combate à pandemia, conclamando a população a se manter firme na adoção das medidas de higiene e distanciamento social para que Sorocaba alcance mais rapidamente a fase amarela.

A Prefeitura Municipal prorrogou até o dia 10 de agosto a fase laranja da pandemia, mas existe a possibilidade de que, antes dessa data, o município consiga passar para a fase amarela, que prevê a abertura de salões de beleza, bares, restaurantes e academias. “Precisamos fazer esse avanço com muita responsabilidade. Por isso, é preciso cautela. Fiquem em casa, usem máscaras, adotem todas as medidas de higiene, sejamos todos muito responsáveis. Quanto mais agirmos com essa determinação, mais cedo vamos superar essa fase”, afirmou o presidente da Câmara.

Trabalho no recesso – Fernando Dini também destacou que, durante o recesso das sessões legislativas, a Câmara se manteve ativa.“O recesso foi somente das sessões ordinárias. Nesse período, trabalhamos a todo vapor, inclusive realizando sessões extraordinárias para votar projetos importantes para a cidade. Na semana que vem, vamos retomar nossas sessões presenciais às terças e quintas, mas com a devida cautela, sem a presença de público”, afirma o presidente do Legislativo.

Fernando Dini comentou a reunião que teve com mães de crianças especiais e defendeu a melhorias das políticas públicas para o atendimento dessas crianças e suas famílias. “Essas mães não podem deixar de dar os remédios para seus filhos, que são caríssimos, e muitas vezes só se tornam disponíveis por meio de ações judiciais. Infelizmente, o sistema é falho e não atende essas mães”, afirma o vereador, defendendo a ampliação das políticas públicas para atender as crianças com deficiência. “Empatia e compaixão são fundamentais em todas as esferas da nossa vida e meu mandato estará sempre à disposição de demandas como essa”, afirma.

Linha férrea – O parlamentar também está cobrando providências da Prefeitura quanto à limpeza da linha férrea. “A empresa responsável tem-se mostrado incapaz de cuidar da linha férrea e quer transferir essa responsabilidade para o poder público”, afirma Dini, enumerando diversos problemas motivados pela falta de cuidados com a linha férrea, como mato alto e criadouros de animais peçonhentos, que, conforme enfatiza, servem de esconderijo para marginais, para o uso de drogas e a prática de crimes como o estupro. “Estamos lutando há muitos anos para que essa linha férrea se torne um parque horizontal ou que se instale ali um sistema VLT. Não me conformo em ver que o poder público não intercedeu de forma decisiva nessa questão”, enfatiza.

Dini também solicita à Prefeitura que realize estudos para transferir de local a Rodoviária de Sorocaba. “Sorocaba cresceu muito e a atual Rodoviária não atende mais a população. Além de não ser um local adequado para atender o grande número de ônibus que chega à cidade, aquele local se transformou num ponto de pequenos furtos, uso e tráfico de drogas. Sem contar que não oferece estrutura adequada para os passageiros, com bons banheiros, boas lanchonetes e locais de espera confortáveis”, enumera, destacando que a Rodoviária precisa mudar de local e contar com melhor estrutura.

Por fim, o presidente da Casa comentou a decisão do Tribunal de Contas do Estado, determinando que a Câmara Municipal de Sorocaba corte um assessor de cada vereador, até o dia 31 de julho, totalizando a exoneração de 20 servidores comissionados para equilibrar com o número de servidores concursados. O presidente do Legislativo enfatizou que, durante sua gestão, já foram tomadas diversas medidas de contenção de despesas na Câmara.

“Infelizmente, é com muita tristeza que somos obrigados a tomar essa decisão. Primeiro, porque são 20 famílias que ficarão sem emprego. Segundo, porque é incabível o Tribunal de Contas não entender que, numa cidade de 700 mil habitantes, o vereador precisa contar com esse quadro de cinco assessores. O nosso trabalho é árduo, são muitas as demandas”, afirma Dini, ressaltando, entretanto, que precisa cumprir a determinação do TCE, sob pena de incorrer em improbidade administrativa.