31/07/2020 12h53
Facebook

O vereador João Donizeti (PSDB) participou na manhã desta sexta-feira, 31, do programa Câmara Debate, ao vivo na TV Câmara e redes sociais do Legislativo, quando conversou com o ex-prefeito e ex-vereador Paulo Mendes sobre política e o impacto da pandemia na administração pública. 

“Uma figura icônica da nossa política, Paulo vivenciou a vida pública nos últimos 40 anos e tem uma memória histórica que nos impressiona”, anunciou João Donizeti. Paulo Mendes falou sobre união e solidariedade, apesar do “clima de guerra”. “Em 42 anos de vida pública, nunca presenciei uma crise tão impactante como esta que estamos vivendo”, afirmou, ressaltando a importância da convergência de todas as correntes de pensamento para enfrentar os novos desafios. 

Paulo Mendes comentou as dificuldades enfrentadas pelo Poder Público atualmente e enalteceu o empenho de todos, em especial da comunidade científica na busca de uma vacina. “Nesse momento difícil, inédito e atípico que toda a comunidade está vivendo, a participação da população para superar essas dificuldades chega a nos emocionar”, disse. 

Mendes também defendeu a retomada da economia de forma responsável, dentro do contexto do Plano São Paulo. “A queda da arrecadação é brutal, em função da pandemia. Então o Poder Público, em todas as esferas, está padecendo de momentos muito complicados e para equacionar tudo isso vai demorar muito tempo”, afirmou.  “Ninguém podia imaginar que, por 60, 90 dias, o orçamento público fosse tão duramente afetado”, completou. 

Sobre a questão, João Donizeti, concordou com o ineditismo e a complexidade do momento, mas disse que aposta na capacidade rápida de reversão do problema, lamentando, porém, as muitas vítimas e os reflexos na vida da população. “Não podemos ter uma visão pessimista de tudo o que está acontecendo. Todo momento de crise é um período de crescimento”, opinou. O parlamentar também frisou que é preciso “ouvir os técnicos”, no processo de retomada das atividades e abertura do comércio, destacando que Sorocaba tem enfrentado a pandemia de maneira séria, com protocolo e embasamento técnico. 

366 anos de Sorocaba - Os convidados do Câmara Debate também falaram sobre a história do Legislativo, que se confunde com a história da própria cidade de Sorocaba, que completa 366 anos no próximo dia 15 de agosto, citando causos pitorescos e importantes vivenciados durantes seus mandatos. “O nosso Legislativo evoluiu muito nos últimos anos, o que nos orgulha como vereadores e como cidadão”, afirmou João Donizeti.

Paulo Mendes lembrou a primeira vez que assumiu o Executivo, em janeiro de 1987, por dois anos, por conta da renúncia do então prefeito Flávio Chaves e do afastamento de seu vice, que assumiu como deputado. “Quatro anos depois venci as eleições para prefeito, assumindo em janeiro de 93”, disse.

Sobre os bastidores políticos, João Donizeti lembrou seu primeiro mandato como vereador, em 1993, na gestão de Paulo Mendes, quando houve a duplicação da Avenida Independência, no Éden, um pleito defendido por ele, desde sua atuação como líder comunitário na Zona Industrial. “Foi um grande companheiro que soube reconhecer quem trabalha”, disse. O programa Câmara Debate com João Donizeti e Paulo Mendes pode ser revisto no site e redes sociais do Legislativo.