03/08/2020 13h46
Facebook

Visita institucional busca estreitar parceria entre o órgão estadual e o Legislativo em busca de novos programas habitacionais para o Município.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Dini (MDB), recebeu na manhã desta segunda-feira, 3, o gerente regional da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), Eric Vieira, para falar sobre a possibilidade de novos conjuntos habitacionais para Sorocaba. Após a reunião, o gerente participou do programa Conexão Rádio Câmara. 

Dini ressaltou a importância da parceria entre o órgão estadual e o Legislativo na formulação de políticas públicas no setor. “O CDHU veio ouvir o Legislativo, que é a casa do povo, para captar as demandas e elaborar estudos de viabilidade. Sabemos das dificuldades, pois as solicitações são muitas”.

O presidente destacou ainda que os vereadores têm acesso direto aos anseios da população, o que pode auxiliar a CDHU na formulação dos projetos. “O gerente Eric veio aqui para entender melhor a necessidade de nossa sociedade, já que a Câmara é a caixa de ressonância da população. Sabendo o que o povo deseja, ele pode focar as ações e levar essas demandas ao secretário estadual de habitação, Flávio Amary”, completou. 

Segundo o gerente regional, as obras da CDHU em todo o Estado de São Paulo não pararam durante a pandemia, por se tratar uma atividade essencial, e estão correndo dentro do cronograma inicial, com respeito às regras de distanciamento e higiene estabelecidas pelo Centro de Contingenciamento da Covid-19. “Hoje temos 40 mil unidades em construção no estado e em breve serão anunciados novos empreendimentos”, frisou. 

Entrevista à Rádio – Após a reunião com o presidente Dini, Eric Vieira concedeu entrevista à Rádio Câmara quando apresentou um panorama das ações da CDHU na região – que compreendem, além de Sorocaba, 61 outros municípios. Viera, que está há menos de um ano à frente da regional, ressaltou que ainda neste ano serão entregues empreendimentos nas cidades de Piedade, Torre de Pedra e Pardinho. “É um trabalho muito gratificante, ter a oportunidade de fazer parte de um capítulo importante da vida das pessoas, que é o sonho da casa própria”, afirmou. 

O gerente regional reforçou que as obras foram mantidas durante a pandemia e que os cronogramas também não serão afetados por estarmos em ano eleitoral. De acordo com ele, a legislação eleitoral veda apenas a participação de agentes públicos nas cerimônias de entrega dos empreendimentos, que já não estão ocorrendo, para evitar aglomeração. “Esses empreendimentos são muito importantes, pois além da moradia em si, gira a economia nas cidades, com dezenas de empregos, impostos e movimentação financeira nesses municípios”, disse.

Sobre futuros empreendimentos na cidade, o gerente regional disse que Sorocaba indicou quatro áreas para futuros conjuntos habitacionais, que estão sob análise da CDHU, incluindo uma proposta pelo presidente Fernando Dini, quando assumiu a Prefeitura, localizada no bairro Nova Sorocaba. De acordo com ele, novas inscrições poderão ser abertas em breve. “Estamos em fase preliminar de análise e aprovação das áreas. Depois tem o lado burocrático da aprovação do projeto e contração da empresa que vai construir, e tem ainda o lado das pessoas interessadas, inscrição e sorteio, além da análise da documentação”, disse.

O gerente regional reforçou ainda que a principal exigência para participação do sorteio é não possuir imóvel e não ter participado de programa habitacional anteriormente. “Tão logo essa questão é definida, publicamos um edital com todas as regras para que as pessoas interessadas possam se inscrever, com ampla divulgação dos órgãos oficiais e de imprensa, garantindo que todos os cidadãos possam participar”, afirmou. 

Eric Vieira também anunciou a volta do atendimento presencial, nesta segunda-feira, 3, das 14h às 18h, na sede da CDHU em Sorocaba, que fica na Rua Comendador Antônio Sores Regal, 145, Jardim São Carlos. Veira reforçou, porém, que todos os canais digitais da CDHU continuam disponíveis à população.