03/08/2020 16h10
atualizado em: 04/08/2020 17h59

Iniciativa é da Escola do Legislativo em comemoração ao aniversário da cidade

A história da Câmara Municipal e sua importância para a ascensão de Sorocaba de uma pequena vila até a maior metrópole da região sudeste do estado de São Paulo será tema da exposição “A Força do Legislativo – O Legislativo de Sempre”, que será inaugurada às 8h30 desta terça-feira, 4, no saguão principal da Casa de Leis. Iniciativa da Escola do Legislativo em comemoração aos 366 anos da cidade, celebrados no próximo dia 15 de agosto, a mostra apresentará, por meio de documentos e obras de arte, fatos notáveis e curiosos que construíram a nossa história.

O presidente Fernando Dini (MDB) comandará a abertura da exposição, que contará com uma apresentação do Centro de Tradições Gaúchas e com a presença do artista plástico Santiago Ribeiro, autor da maquete do prédio da primeira sede da Câmara Municipal que é um dos destaques da mostra.

Uma escultura de São Jorge, patrono dos vereadores, feita no século 17; o primeiro lampião a óleo de baleia e o primeiro paralelepípedo instalados no Centro; e o “livro de compras”, de 1818, que mostra fatos políticos e administrativos de Sorocaba são outros destaques entre dezenas de itens, como documentos, fotos e obras de arte que compõem a mostra.

A exposição estará aberta ao público até o dia 21 de agosto, respeitando as medidas de segurança estabelecidas para evitar a propagação do novo coronavírus. O horário é das 14h às 17h em dias de sessão (terças e quintas-feiras) e das 10h às 14h nos demais dias úteis, com limite máximo de 24 pessoas simultaneamente dentro do prédio do Legislativo.

Em paralelo à mostra, será realizado de 4 a 15 de agosto um ciclo virtual de palestras e debates com historiadores e parlamentares sobre a história da Câmara Municipal, que terá transmissão dos meios de comunicação do Legislativo – rádio, TV e mídias sociais.

SERVIÇO:

Exposição – A Força do Legislativo – O Legislativo de Sempre

Saguão principal da Câmara Municipal

De 4 a 21 de agosto, das 14h às 17h (terças e quintas) e 10h às 14h, demais dias úteis