03/08/2020 17h24

Responsável pelo Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), o Coronel da Polícia Militar, Aleksander Toaldo Lacerda, participou na tarde desta segunda-feira, 3, do programa “Câmara Convida”, para falar sobre o trabalho desenvolvido pela segurança pública de Sorocaba e todas as cidades abrangidas pelo CPI-7. A entrevista foi transmitida ao vivo pela TV, Rádio e mídias sociais do Legislativo Sorocabano.

De início, o coronel fez um balanço da recente operação realizada na cidade de Botucatu, contra um grupo de assaltantes que atacaram agência bancárias no município. “Ficamos acompanhando essa ocorrência por 36 horas, da madrugada de quarta-feira até a noite de quinta-feira”, lembrou. Segundo o comandante, a ação teve como alvo principal a agência regional do Banco do Brasil e envolveu de 20 a 40 infratores, que não contavam com a resposta rápida da polícia, através de um plano de contingência estabelecida para ocorrências contra estabelecimentos bancários.

“Conseguimos efetuar um cerco ao município e vias da cidade, com solicitação de reforços de outras cidades pra evitar a mobilidade e rotas de fuga. Mesmo assim os bandidos tentaram furar essa ação, tivemos vários embates, quatro confrontos, mas eles acabaram perdendo”, contou Aleksander, destacando o trabalho conjunto entre Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, que resultou na apreensão de armamentos, parte do dinheiro roubado e veículos utilizados no crime.

O coronel avisou também que quatro pessoas foram presas na madrugada desta segunda-feira, pelo policiamento rodoviário, enquanto tentavam resgatar fugitivos que estavam escondidos em meio a mata da região. Na ação, o comandante do CPI-7 ressaltou o apoio do COE – Comando de Operações Especiais, e o 4º Batalhão de Choque, que seguem fazendo buscas para encontrar outros envolvidos.

Máscaras e indicadores – Questionado se a corporação é responsável pela fiscalização do uso de máscara por parte da população, por conta do decreto estadual que obriga a utilização do equipamento em espaços públicos, o coronel afirmou que a responsabilidade da ação é de agentes municipais e estaduais de Vigilância Sanitária. “Cabe à Polícia Militar o apoio as esses agentes quando solicitado”, disse. O comandante lembrou que aos policias cabe a orientação da população sobre a importância de colaborar com a ação.

Sobre os indicadores de criminalidade em Sorocaba e Região, o coronel Aleksander destacou a os números têm diminuído. “Houve um decréscimo considerável”, afirmou. Ele explicou que o resultado é devido às ações de policiamento preventivo e os trabalhos de investigação realizados pela Deinter e Delegacia Seccional, além de operações da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) e DIG (Delegacia de Investigações Gerais), que resultaram em várias prisões. “Nunca se apreendeu tanto entorpecente quanto nos últimos meses”, disse, lembrando também da importância da colaboração da sociedade em medidas preventivas, como a iniciativa de Vizinhança Solidária e medidas pessoais de prevenção.

O comandante ainda falou das ações para evitar os chamados Pancadões, eventos irregulares que reúnem grande número de pessoas e prejudicam a tranquilidade da população. Ele disse que quando a corporação recebe informações com antecedência, colocam policias no local do possível evento, porém os organizadores se mobilizam rapidamente pelas redes sociais. Aleksander contou que, no último fim de semana, durante uma ação de dispersão de um pancadão no Jardim Ipiranga as viaturas da polícia foram recebidas com pedradas. “A gente sempre procurar evitar esse tipo de conflito, pois muitas pessoas que estão envolvidas, e foram para se divertir, podem se machucar”.

Uma novidade divulgada pelo comandante para conter a realização de pancadões em Sorocaba é uma parceria entre o CPI-7 e a prefeitura municipal para que policiais possam autuar infrações de trânsito, sendo que as tratativas estão avançadas. Segundo Aleksander, uma multa para carro com som alto inicia em R$ 7 mil reais, porém atualmente apenas agentes da Urbes e da GCM podem aplicar.

Cuidados com a corporação – Em relação aos cuidados com a corporação em meio a pandemia da Covid-19, o comandante do CPI-7 afirmou que estão sendo distribuídos aos policias equipamentos de proteção individual como máscaras e álcool gel, e feita a higienização das viaturas. Ele contou ainda que no mês de julho foi realizada testagem em mssa nos policias de Sorocaba e Botucatu, por serem as cidades com maior incidência do novo coronavírus. “Para nossa surpresa, foi constata uma quantidade relativamente pequena de caso em testes rápidos, mas que não se confirmou em teste mais aprofundado”, afirmou, dizendo ainda que os registros de policias infectados estão bem abaixo do esperado.

Ao final da entrevista, o coronel Aleksander orientou a população a evitar sair à rua e que, se necessário sair, que sigam as orientações de proteção pessoal contra a Covid-19. “Manter distanciamento social e fazer apenas o necessário quando estiver fora de casa. E quem puder, fique em casa”, concluiu.