04/08/2020 16h34
Facebook

Iniciativa tem por objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil

A Câmara Municipal de Sorocaba, através da Escola do Legislativo, está promovendo a Campanha Agosto Dourado, uma iniciativa mundial que tem por objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da amamentação e os benefícios do leite materno para o desenvolvimento infantil. A campanha também destaca necessidade de ampliação das doações para reforçar os estoques dos bancos de leite humano.

Durante o mês de agosto, as mídias sociais da Câmara de Sorocaba vão divulgar informações sobre a campanha e destacar a cor dourada no visual das páginas, em apoio à iniciativa. Os canais de comunicação do Legislativo também incentivarão doações ao Banco de Leite Humano do Conjunto Hospitalar de Sorocaba através da divulgação do Disk Doador, que atende pelo número (15) 3332-9405. Além disso, a rádio e a TV Câmara Sorocaba vão promover entrevistas com autoridades e especialistas no tema.

“É comprovada a importância do aleitamento materno para garantir a saúde e o desenvolvimento pleno das crianças, com reflexos na fase adulta e durante toda a vida do ser-humano. Por isso, o Legislativo sorocabano, como órgão que trabalha para defender os interesses de toda a população, entende ser necessário apoiar essa campanha como forma de contribuir para um futuro saudável das nossas crianças e da nossa cidade”, afirma o presidente da Câmara, vereador Fernando Dini (MDB).

Dourado – A campanha Agosto Dourado leva esse nome por conta do leite materno ser considerado “padrão ouro” da alimentação, ou seja, “é o alimento mais completo para o bebê e tem tudo que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os seis meses de vida”, como informa o Ministério da Saúde. A partir dos seis meses, a orientação é para que o bebê continue mamando até os dois anos ou mais e seja introduzida a alimentação complementar saudável.

A iniciativa – A origem da campanha Agosto Dourado é a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), celebrada anualmente, em vários países, entre os dias 1 e 7 de agosto. A iniciativa surgiu em um encontro entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizado em Nova Yorque (EUA), em 1991. 

A SMAM é coordenada pela WABA (World Alliance for Breaseeding Action – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno), que define um tema a cada ano e promove ações globais mostrando a importância da amamentação para crianças e mães. Em 2020, o tema é “Apoie o Aleitamento Materno. Por um planeta saudável”. 

No Brasil, a Semana de Aleitamento Materno é comemorada desde 1999 com a coordenação do Ministério da Saúde. Já o Mês do Aleitamento Materno foi instituído em 2017, pela Lei nº 13.435.

Benefícios para mães e filhos – De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação é capaz de reduzir até 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos e, a cada ano que a mulher amamenta, o risco de desenvolver câncer de mama reduz em 6%. A amamentação também diminui os custos com tratamentos nos sistemas de saúde e ajuda a combater a fome e a desnutrição em todas as suas formas, bem como garante a segurança alimentar de crianças por todo o mundo.

O leite materno também é responsável por reduzir as chances de alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites em crianças, além de diminuir as chances do desenvolvimento de obesidades e diabetes tipo 2. É também importante para proporcionar um melhor desempenho em testes de inteligência e contribuir com a formação de adultos mais saudáveis e produtivos.