04/08/2020 17h11

Trabalhadores sofrem com suspensão das aulas por conta da pandemia. Fernando Dini reiterou apoio a reivindicações que já foram levadas ao Executivo.

O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), recebeu na tarde desta terça-feira, 4, representantes dos trabalhadores autônomos de vans escolares que reivindicam socorro emergencial do Poder Público. Sem trabalho desde o início do isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, os motoristas ficaram sem renda e enfrentam problemas com dívidas relacionadas a impostos e taxas, além de custos de manutenção dos veículos.

Fernando Dini reiterou o seu apoio aos trabalhadores e lembrou que elaborou um projeto de lei, enviado para oitiva do Executivo no dia 14 de julho, para dar permissão aos condutores de veículos escolares para exercerem outras atividades de transporte em Sorocaba. “Hoje a lei diz que eles só podem transportar crianças, então estamos tentando alterar para que possam prestar outros serviços em época de pandemia, calamidade pública ou situação de emergência”.

Além do referido projeto de lei, Fernando Dini também já havia solicitado à prefeita Jaqueline Coutinho o pagamento de auxílio emergencial aos trabalhadores do transporte escolar, a suspensão da cobrança dos tributos municipais incidentes sobre a atividade dos condutores enquanto perdurar o estado de calamidade pública, bem como a isenção retroativa da cobrança de juros e multas sobre os referidos tributos desde o início da vigência do decreto de estado de emergência no município.

Essas reivindicações serão reforçadas pelo vereador na próxima quinta-feira, quando o grupo terá uma reunião com a prefeita. “Eles pediram o apoio do presidente da Câmara e terão. A categoria precisa de um olhar criterioso, porque não estão prestando nenhum tipo de serviço e precisam de uma atenção especial, ou então estarão fadados à falência”, concluiu Fernando Dini.