04/08/2020 17h47

O presidente Fernando Dini (MDB) e os decanos da Câmara de Sorocaba – vereadores Engenheiro Martinez (PSDB), João Donizeti (PSDB) e Marinho Marte (PP) – participaram na tarde desta terça-feira, 4, de um debate sobre a história da Casa de Leis, inaugurando o ciclo de programas com o tema “A Força do Legislativo”, que será realizado pela Escola do Legislativo até o dia 14 de agosto, em comemoração aos 366 anos da cidade de Sorocaba.

Os parlamentares relembraram momentos marcantes de suas longevas trajetórias, que fazem parte da história do município. Fernando Dini ressaltou que a Câmara Municipal é testemunha do crescimento de Sorocaba desde quando ainda era uma vila e colaborou com toda sua evolução para chegar à grande metrópole que é hoje. O presidente parabenizou os demais vereadores por suas carreiras políticas e lembrou do compromisso deles para o crescimento da cidade. “Nós quatro reunidos recebemos aproximadamente 20 mil votos. É uma representatividade muito grande. Quando paramos para pensar na dimensão dessa responsabilidade só podemos sempre buscar o que existe de melhor para o povo sorocabano”, afirmou Dini.

Engenheiro Martinez disse que, quando foi eleito pela primeira vez, os parlamentares não dispunham de salas, telefones nem carro. O vereador relembrou a criação de cargos de concurso na Câmara Municipal, realizada por sua iniciativa, além de histórias do crescimento do Legislativo na cidade.

O vereador Marinho Marte também citou o desenvolvimento da Câmara Municipal junto com a cidade, lembrando da época em que o Legislativo era sediado na Rua Brigadeiro Tobias, no Centro, e da construção do prédio atual, no Paço Municipal. “A Câmara se modernizou para acompanhar o progresso de Sorocaba. Historicamente, sempre teve participação muito grande dos governos municipais”, afirmou.

Já o vereador João Donizeti lembrou de importantes conquistas protagonizadas pela Câmara Municipal nas últimas décadas, como a constituição da Universidade de Sorocaba (Uniso), assim como as vindas da Unesp e da Ufscar para a cidade, além de grandes obras como a duplicação da Rodovia Raposo Tavares. “São vitórias que contribuíram para a cidade estar no padrão que está hoje e nós participamos dessa história”, concluiu.

O ciclo de palestras e debates promovido pela Escola do Legislativo contará com a participação de historiadores, ex-vereadores e autoridades que contarão a história da Câmara Municipal em programas com transmissão dos meios de comunicação do Legislativo – rádio, TV e mídias sociais.