05/08/2020 12h45
Facebook

Segundo o pároco, a Catedral Metropolitana de Sorocaba reabrirá em 15 de agosto, com missa presencial às 12h, respeitando os protocolos sanitários

O pároco da Catedral Metropolitana de Sorocaba, Padre Tadeu Rocha Moraes, concedeu entrevista à TV Câmara na manhã desta quarta-feira, 5, dando continuidade ao ciclo de programas com o tema “A Força do Legislativo”, em comemoração aos 366 anos da cidade de Sorocaba. O ciclo realizado pela Escola do Legislativo, segue até o dia 14 de agosto.

Sorocabano e pároco da catedral há 22 anos, o padre contou histórias da região central, em especial da Praça Coronel Fernando Prestes, que classificou como o “coração da cidade”. “Vemos duas cidades. A cidade que borbulha durante o dia e com ela se mistura uma cidade esquecida, que é a da população de rua, que vai aparecendo ao anoitecer”, disse.

O padre ressaltou o seu orgulho de ser sorocabano, mas também comentou os problemas vivenciados na região central, como nos demais centros urbanos. “Acho muito dramática a situação, pois apesar da boa vontade das pessoas, temos problemas sérios como o tráfico, a questão social, o desemprego, tudo isso é muito maior que Sorocaba e que o centro da cidade”, afirmou. 

Com relação à pandemia do novo coronavírus, o pároco reforçou que ela atingiu a todos, incluindo a igreja, sendo que a última missa presencial na catedral foi em 19 de março. De acordo com o padre Tadeu, a igreja será reaberta em 15 de agosto, com medidas de segurança e de forma gradual, no horário do comércio. No dia do aniversário de Sorocaba, terá missa presencial às 12h, para 174 fiéis, com uso obrigatório de máscaras e assentos demarcados. “Não é porque o comércio e a igreja estão abertos que não existe pandemia. Existe e precisamos nos cuidar ainda mais”, ressaltou. 

Ainda dentro da programação comemorativa ao aniversário de Sorocaba, a Câmara inaugurou nesta terça-feira, 4, a exposição “A Força do Legislativo – O Legislativo de Sempre” com uma peça emprestada pela arquidiocese. A Estátua de São Jorge, padroeiro dos vereadores, faz parte do acervo do Museu de Arte Sacra, do Séc. XVII. “Uma peça do acervo da arquidiocese de Sorocaba, com 1,90 metros de altura, esculpida em madeira e muito interessante, porque ela é articulada”, explicou o padre, destacando, ainda, que o objetivo da igreja é que o acervo seja itinerante, em exposições externas, por meio de parcerias. 

O pároco da Catedral Metropolitana encerrou lembrando que 1900 Sorocaba enfrentou outra grande epidemia, de Febre Amarela, que, inclusive, vitimou o Monsenhor João Soares. “Sorocaba tem muito que comemorar. Somos uma cidade que enfrentou muitas dificuldades, mas quantas vitórias, sempre com esse espírito fraterno”, finalizou. 

O ciclo de palestras e debates promovido pela Escola do Legislativo contará ainda com a participação de historiadores, ex-vereadores e autoridades que contarão a história da Câmara Municipal em programas com transmissão dos meios de comunicação do Legislativo – rádio, TV e mídias sociais.