06/08/2020 17h08

Adilson Cézar falou sobre a fundação de Sorocaba, o Bandeirismo e o Tropeirismo

O presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, Adilson Cézar, concedeu entrevista à TV Câmara na tarde desta quinta-feira, 6, dando continuidade ao ciclo de programas com o tema “A Força do Legislativo”, em comemoração aos 366 anos da cidade de Sorocaba.

Professor e historiador, o entrevistado falou sobre episódios marcantes da época da fundação da cidade e também o papel da Câmara Municipal nesse contexto. “No período da nossa fundação, estávamos em um regime de monarquia absoluta, e a Câmara reunia o Executivo, o Judiciário e o Legislativo. Ela fazia justiça, legislação e também punições, porque junto a ela estava o pelourinho”, explicou.

Adilson Cézar falou também sobre a importância de Sorocaba durante o Bandeirismo, movimento expansionista desenvolvido por São Paulo para ampliar as áreas de dominação no interior do país, na época ainda uma colônia de Portugal. “Sorocaba é fruto do Bandeirismo e terra geradora de bandeirantes. Por exemplo, Cuiabá é filha de Sorocaba. A bandeira que vai fundar Cuiabá parte das margens do Rio Sorocaba. São coisas que fazem parte de uma época que precisa ser registrado”.

O professor falou também sobre o período do Tropeirismo, quando Sorocaba ganha ainda mais importância, segundo ele, por conta de sua localização e relevo. “Temos toda uma serra em relação ao litoral, que forma como um conduto direto para o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Foi estabelecido um caminho da região de Porto Alegre – Viamão, para ser mais preciso –, até Curitiba e de lá até Sorocaba. Era mais fácil do que tentar chegar a São Paulo por causa da serra, que impede. Essa área também era mais própria para descanso e alimentação dos animais. Se tornou um polo específico para isso”, afirmou.

A entrevista com Adilson Cézar foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e estará disponível nas redes sociais do Legislativo. O ciclo de palestras e debates promovido pela Escola do Legislativo continuará até o próximo dia 14, com a participação de historiadores, ex-vereadores e autoridades que contarão a história da Câmara Municipal em programas com transmissão dos meios de comunicação do Legislativo – rádio, TV e mídias sociais.