07/08/2020 12h16
atualizado em: 07/08/2020 12h21

Geraldo Bonadio também discorreu sobre o papel do Legislativo e falou dos desafios que Sorocaba enfrenta nos momentos atuais

O papel do ciclo do tropeirismo na integração do país, levando, posteriormente, à implantação da Estrada de Ferro Sorocabana e à consolidação da indústria têxtil, foram alguns dos temas abordados pelo jornalista e historiador Geraldo Bonadio em entrevista à TV Câmara (também transmitida pela Rádio Câmara), dentro do Ciclo de Palestras e Debates “A Força do Legislativo”, que integra as comemorações dos 366 anos de Sorocaba.

Graduado em Direito pela Fadi (1971) e em Formação de Professores pela Associação Educativa Campos Sales (1977), Geraldo Bonadio tem Mestrado em Ciências da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (1994) e Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Guarulhos (1995). É autor dos livros Sorocaba: A Cidade Industrial (2004) e Algumas Fontes Secundárias para o Estudo do Tropeirismo (1993), além de diversos artigos.

Geraldo Bonadio discorreu sobre a importância de Baltazar Fernandes e seu irmão André Fernandes, não apenas na história de Sorocaba, mas na própria povoação do interior paulista, que, por sua vez, foi importante para a colonização do interior do Brasil. “Até 2022, deve ser reinaugurado o Museu do Ipiranga, que mantém um de seus corredores principais dedicados aos ‘irmãos Fernandes Povoadores’, que fundaram Santana do Parnaíba, Itu e Sorocaba”, afirma Bonadio, lembrando que a povoação da região tem como marco inicial a chegada de Afonso Sardinha ao morro de Araçoiaba, em busca do minério de ferro.

“Político extraordinário” – “Baltazar Fernandes foi um político extraordinário. Estabeleceu um acordo com os monges de São Bento para que construíssem o mosteiro, pois, naquela época, não havia divisão entre governo civil e religioso. O atestado de batismo era a certidão de nascimento e o casamento também era religioso. Então, era fundamental implantar um estabelecimento religioso que tivesse padres de forma permanente. Foi o que Baltazar fez”, observa.

O historiador enfatiza que Baltazar Fernandes também requereu junto ao governador geral a implantação da Câmara, que congregava todos os poderes e elevava o povoado à condição de vila. “Baltazar conseguiu elevar o povoado de Sorocaba à condição de vila em apenas sete anos, enquanto Domingos Fernandes, irmão dele, levou 20 anos para elevar Itu”, comparou.

Geraldo Bonadio destacou que Sorocaba foi um pouso de bandeirantes que desbravaram o interior do Brasil, colonizando, entre outras, a região do Mato Grosso, uma vez que Cuiabá foi fundada pelo bandeirante sorocabano Pascoal Moreira Cabral. “Num segundo momento, Sorocaba sediou a Feira de Muares, onde o Brasil se encontrava para manter em funcionamento o único meio de transporte da época, que eram as tropas arreadas”, enfatizou.

Pontos históricos – Instado a indicar pontos históricos de Sorocaba que merecem ser conhecidos, especialmente pelas crianças e jovens em idade escolar, Geraldo Bonadio observou que são muitos os pontos históricos e recomendou o programa de visitas guiadas a esses locais da cidade, desenvolvido pela Biblioteca Municipal Infantil, sob a coordenação do professor José Rubens Incao. Bonadio também destacou a posição geográfica de Sorocaba, que considera privilegiada, tanto que foi o caminho dos antigos índios, o Peabiru, que existia antes da chegada dos portugueses.

Bonadio também discorreu sobre questões presentes que, conforme enfatizou, estão interligadas com a história da cidade. Enfatizou a necessidade de inserir Sorocaba no projeto ferroviário estadual sob pena de o município retroagir a uma época anterior à Luís Matheus Maylasky (1838-1906), responsável pela implantação da Estrada de Ferro Sorocabana, inaugurada em 10 de julho de 1975. Por fim, lamentou as tentativas de se combater a pandemia de coronavírus por meio de medicamentos e procedimentos cuja eficácia ainda não foi estabelecida pela ciência.