11/08/2020 16h30
atualizado em: 11/08/2020 18h03

Américo de Carvalho Filho falou de sua luta pelo primeiro posto de saúde da cidade, entre outros assuntos

Em continuidade ao ciclo de palestras e debates “A Força do Legislativo”, realizado pela Escola do Legislativo em comemoração aos 366 anos de Sorocaba, o ex-vereador Américo de Carvalho Filho concedeu entrevista à TV Câmara na tarde desta terça-feira, 11, quando relembrou episódios de sua passagem pela Casa de Leis.

Carvalho Filho é advogado, foi conselheiro estadual e presidente da OAB Sorocaba, além de vereador por três legislaturas. O convidado contou que se tornou vereador por acaso, pois se candidatou sem pretensão de ser eleito, apenas para apoiar a candidatura a prefeito de Laelso Rodrigues, a pedido deste. “Não pensava em ser político, mas por insistência, acabei cedendo”, conta.

O ex-parlamentar relembrou também quando liderou a participação de Sorocaba na presidência do 23° Congresso Estadual de Municípios, no município de Praia Grande. Segundo ele, foi uma ocasião especial, pois na época o evento era muito importante e foi a primeira e única vez até hoje que a cidade presidiu o congresso.

Como um dos destaques de suas conquistas enquanto vereador, Carvalho Filho apontou a luta, juntamente com outros vereadores, para construção do primeiro posto de saúde municipal. Na época, a única unidade do tipo funcionava dentro do Hospital Santa Lucinda. “A própria Prefeitura não tinha posto nenhum. A população encampou a ideia, então a Prefeitura e a Câmara conseguiram criar o primeiro posto na cidade”.

Também foi sua a primeira movimentação para a instituição da Guarda Municipal em Sorocaba, em parceria com o vereador Jorge Moysés Betti Filho. “Visitamos algumas cidades para coletar estatutos e montar a nossa Guarda Municipal. O projeto de lei não foi para frente na ocasião, mas ficou registrado e mais para frente Paulo Mendes encampou a ideia e instituiu a guarda”, afirmou.

A entrevista completa com o ex-vereador Américo de Carvalho Filho está disponível nas redes sociais da Câmara Sorocaba. O ciclo de palestras e debates segue até o próximo dia 14 com a participação de historiadores, ex-vereadores e autoridades que contam a história da cidade e da Câmara Municipal em programas com transmissão dos meios de comunicação do Legislativo – rádio, TV e mídias sociais.