13/08/2020 15h59

O diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Mauri Pongitor, concedeu entrevista na tarde desta quinta-feira, 13, ao programa Câmara Debate, da TV Câmara Sorocaba. Segundo ele, os serviços de água e esgoto da autarquia, que são considerados essenciais, foram bastante afetados desde o início da pandemia. “As pessoas precisam de mais água para se higienizar e combater o vírus”, comentou.

O convidado afirmou que o afastamento de funcionários do grupo de risco, como pessoas maiores de 60 anos, gestantes, lactantes e portadores de comorbidades (alguns ainda em home office), dificultou o andamento dos serviços, assim como a necessidade de isolamento social.

Mesmo diante dessas dificuldades, Pongitor garantiu que nenhum serviço foi paralisado. “Pelo contrário, acabaram se intensificando. O aumento no consumo de água torna um pouco mais complicado para atender a população, e o isolamento dificultou os serviços na rua. Mas conforme a cidade veio avançando de fase, fomos retomando serviços que estavam suspensos, com medidas para proteger os funcionários”.

O diretor do Saae ressaltou também o auxílio ao munícipe com a suspensão do corte por inadimplência, que vai vigorar durante todo período de calamidade pública. Citou também o serviço de desinfecção de áreas externas de UPHs e UBSs da cidade, realizado com um caminhão de água com determinada dosagem de hipoclorito, para que as pessoas não carreguem vírus para dentro das unidades.

Pongitor também pediu que a população tenha consciência da necessidade de economia de água. “Evite desperdício, não lave o carro toda semana, feche a torneira enquanto escova os dentes, use água fora dos horários de pico. São atitudes de consciência, uso racional e compartilhamento social muito importantes”.

Por fim, o entrevistado contou que o Saae está retomando o processo de substituição de hidrômetros em toda a cidade, o que havia sido interrompido por conta da pandemia. Segundo ele, os novos aparelhos são os medidores volumétricos, mais precisos do que os anteiores.

A entrevista com Mauri Pongitor foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e está disponível nas redes sociais do Legislativo.