13/08/2020 17h43
atualizado em: 13/08/2020 17h44

Programa contou com a participação do capitão Muraro, do cabo Cordeiro e do soldado Marangoni, da 2ª Companhia da Polícia Militar de Sorocaba.

A segurança pública foi o tema discutido no programa Câmara Convida, transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba na tarde desta quinta-feira (13). O debate contou com a participação do capitão Muraro, do cabo Cordeiro e do soldado Marangoni, que falaram sobre a rotina de trabalho na 2ª Companhia da Polícia Militar, atuando pela Rádio Patrulha com emprego de Motocicletas (RPM).

De início, o capitão Muraro explicou que para ingressar na polícia é necessário aprovação por concurso público, com provas de conhecimentos teóricos e etapas de avaliação médica, psicológica, físico e social. “A atividade policial exige que tenha esse rigor por conta dos riscos das situações que vamos administrar no dia a dia”, disse.

Cabo Cordeiro contou que se tornou policial por influencia do irmão, que o convidou para prestar o concurso. Ele disse que pretendia ser bombeiro, mas com o passar do tempo acabou optando pelo policiamento em motocicleta e hoje atua na RPM da 2ª Companhia.

Os policias afirmaram que uso de motocicletas para as rondas é uma estratégia que tem ganhado destaque na segurança pública. “Principalmente na zona norte, área da 2ª Companhia, por ser uma região que abriga a maior pare da população, além da questão de transito e mobilidade mais dificultosa”, justificou Muraro, e complementou que o por conta dessas características, o policiamento com moto chega mais rápido nos locais que é acionado.

Os policiais contaram sobre a rotina diária de serviço e explicaram que as áreas de atuação a cada dia são definidas por meio de um mapa de criminalidade. Maringoni ressaltou que a utilização das motocicletas facilita o deslocamento para atendimento de ocorrências e também no patrulhamento preventivo. “Não é necessário que em todo turno a gente prenda bandido, mas que possamos evitar roubos”, afirmou.

Combate ao crime – Muraro contou que a PM trabalha com metas, definidas por um órgão anexo da Secretaria de Segurança Publica, e que há limites de crimes aceitáveis dentro de um histórico de cada região. De acordo com o capitão, são analisados principalmente números de furto em geral, furto de veículos e homicídios. “De um ano e meio para cá, que estou à frente da 2ª Companhia, no geral esses índices estão dentro do estabelecido ou em queda, a chamada zona verde”, informou.

Para a transparência da atividade, os policias contaram que utilizam câmeras para filmar as ações, com o objetivo de mostrar como é o trabalho realizado nas ruas. Os vídeos são divulgados na internet e Marangoni disse que a população dado um bom retorno. Muraro acrescentou que o futuro do policiamento é o uso de “body cams”, pequenas câmarea fixadas no colete balístico de cada policial para registrar todas as ações. “Isso demonstra compromisso da PM em prestar melhor serviço possível e dar transparência”, explicou. Ele contou que Sorocaba foi incluída na primeira fase de testes com o equipamento, que deve ser colocada em prática ainda este ano.

Em relação ao uso de câmaras, Cordeiro lembrou de casos em que o equipamento contribui com a ação dos policiais, entre eles uma ocorrência em que foram recebidos a pedradas por populares que, quando viram que estavam sendo filmados, pararam com as agressões. Outro caso foi quando um acusado disse diante do juiz estar desarmado durante a abordagem e que o policial teria plantado a arma, porém a gravação mostrou o contrário.

Outra questão destacada pelos policiais foi quanto aos treinamentos diários e a capacitação para condução das motocicletas de forma segura. O capitão Muraro também lembrou que a corporação receberá melhorias em equipamentos para garantir maior efetividade nas ações. Entre as novidades, está a aquisição de novas armas de incapacitação neuro-muscular.

Os policias ainda falaram sobre outras iniciativas para melhorar a segurança da população, como a iniciativa da Vizinhança Solidária, que hoje tem 15 núcleos instalados somente na Zona Norte. Muraro explicou que o objetivo “é envolver as pessoas da comunidade para que possam cuidar umas das outras, sob orientação e coordenação da PM”. O capitão ainda destacou que quem quiser participar da iniciativa precisar de mais informações basta telefone para a 2ª Companhia no telefone (15) 32229-3991.