31/08/2020 11h43
Facebook

Encerrando a campanha “Agosto Dourado”, sobre a importância do aleitamento materno, o Câmara Debate desta segunda-feira, 31, entrevistou a responsável técnica pelo Banco de Leite Humano de Sorocaba, Valdirene Fátima Cesar. Em sua participação na Rádio Câmara a enfermeira, que há três anos atua no banco de leite do município, falou ressaltou que o leite materno é completo em termos de nutrição e imunidade para o bebê. “O leite humano vale ouro. É um alimento completo para o ser humano, por isso o nome Agosto Dourado”, iniciou.

Valdirene reforçou que o leite materno deve ser o alimento exclusivo até o sexto mês, quando se inicia a introdução de outros alimentos na dieta, sendo, porém, o ideal que a criança seja alimentada com o leite materno até os dois anos. “O bebê alimentado com o leite materno tem uma arcada dentária diferente, vai ter facilidade para falar, para mastigar; tudo envolve o aleitamento materno. A inteligência e o crescimento são diferentes. Fora isso, ele faz uma proteção do estômago e intestino do recém-nascido, o que o leite artificial não faz”, disse. 

A enfermeira também ressaltou que o aleitamento é importante para a mulher, sendo fundamental para sua recuperação após o parto. “A mãe vai correr muito menos risco de hemorragia, tanto no parto normal quanto na Cesária. Fora isso, a mãe se recupera muito mais rápido, além da amamentação fortalecer tanto a mãe como o bebê na relação emocional”, completou. Outros benefícios da amamentação para a mulher são a prevenção à depressão pós-parto e alguns tipos de câncer, além de facilitar a recuperação do peso anterior à gestação. 

A responsável pelo Banco de Leite – que está localizado no Conjunto Hospital de Sorocaba (CHS) – disse que há um posto de coleta na Santa Casa, para abastecer a UTI neonatal, frisando que a cidade necessita de novos postos de coleta. “Qualquer unidade de saúde pode ter um posto de coleta, basta uma sala com freezer e um funcionário responsável para armazenar o leite”, afirmou. Valdirene também explicou a logística do banco. Além de treinar a mãe que se torna voluntária e fornecer equipamentos, a equipe faz a coleta do leite nas residências. 

Por fim, a enfermeira reforçou que as doações de leite, assim como a amamentação, em si, não podem e não foram suspensas durante a pandemia. “As mães foram super solidárias, se cuidaram, usaram todos os equipamentos necessários. Foram maravilhosas”, disse.  Atualmente o Banco de Leite possui 60 doadoras cadastradas, além de 14 mulheres cadastradas na Santa Casa. Interessadas em doar leite materno, assim como mulheres com dúvidas ou dificuldades na amamentação, podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Sorocaba pelo telefone (15) 33329405.