21/10/2020 11h01
atualizado em: 21/10/2020 11h22

A Câmara Municipal de Sorocaba manifesta voto de profundo pesar, aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira, 21, pelo falecimento de Israelina Machado Bernardi, aos 103 anos, na manhã de hoje. Mãe da vereadora Iara Bernardi, dona Lina, como era conhecida, foi professora e atuou na alfabetização de alunos, tendo lecionado no antigo Colégio Ciências e Letras de Sorocaba.

Israelina Machado Bernardi, que foi casada com o comerciante Antônio Bernardi, já falecido, era natural do Rio Grande do Sul, onde nasceu em 29 de novembro de 1918, filha de Luiza Berthier Machado e Tancredo Machado. De religião espírita, desenvolveu trabalhos sociais na região do Jardim Simus e Cidade Jardim, ajudando crianças, mães e idosos. Também gostava de jardinagem e se manteve ativa até recentemente.

Por meio do Decreto Legislativo nº 1.677, de 11 de dezembro de 2018, Israelina Machado foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma Mulher-Cidadã Salvadora Lopes, entregue em sessão solene realizada no dia 12 de março de 2019. O voto de profundo pesar aprovado em plenário pelos vereadores enfatiza que Israelina Machado foi “uma pessoa que sempre se preocupou com o próximo”.