27/11/2020 12h50
atualizado em: 27/11/2020 12h55

Encontro virtual vai reunir estudantes de diversas escolas para debater temas como cultura, lazer, esporte, educação, primeiro emprego e meio ambiente

No dia 1º de dezembro, a partir das 14h, a Escola do Legislativo, em parceria com a Rádio Câmara Sorocaba, vai realizar o evento Falação Jovem, um simpósio virtual reunindo estudantes de diversas escolas da cidade para debater e fomentar ideias em temas como cultura, lazer, esporte, educação, primeiro emprego e meio ambiente. O encontro, organizado por meio de plataforma eletrônica pela internet, será transmitido ao vivo pela TV, rádio e mídias sociais do Legislativo.

De acordo com a diretora acadêmica da Escola do Legislativo, Jakeline Tamião, ao todo serão 10 alunos, entre 13 e 17 anos, representando as escolas Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, Zélia Dulce de Campos Maia, Prof. Genésio Machado, Francisco Coccaro e Brigadeiro Tobias e Prof. Altamir Gonçalves (estaduais); Dr. Achilles de Almeida e Matheus Maylasky (municipais); Colégio Maxximus e Colégio Politécnico (particulares). “Buscamos escolas de diferentes regiões, para que possamos trazer ao debate diferentes visões e necessidades dos jovens”, explica.

Jakeline conta que o objetivo do evento é criar um espaço para que a juventude possa discutir ideias e soluções para os temas estabelecidos, com base na realidade em que vivem. “As políticas públicas voltadas aos jovens são sempre formatadas por adultos, então essa é uma oportunidade de ouvir o que os jovens querem, o que eles precisam e o que eles entendem que pode melhorar na cidade para atender as necessidades atuais e futuras desse grupo de cidadãos”, afirma. Por isso, ao final do evento, será elaborado um documento, contendo as principias propostas aprovadas pelos estudantes, para ser entregue aos vereadores e ao novo prefeito ou prefeita de Sorocaba.

Virtual e ao vivo – O Falação Jovem terá a mediação da coordenadora da Rádio Câmara Sorocaba, Priscilla Radighieri, e será realizado virtualmente, através de plataforma eletrônica, para garantir a segurança dos participantes devido à pandemia da Covid-19.

Apesar da situação, a diretora da Escola do Legislativo destaca a empolgação dos alunos em fazer parte do programa. “Fizemos testes de videoconferências para garantir que tudo correrá bem, e durante esses encontros todos se mostraram muito animados e com várias propostas a serem debatidas. Ideias eles têm bastante, falta apenas quem pergunte”, afirma Jakeline.

O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba, nos canais 4 da Net, 9 da Vivo Fibra e 31.3 em sinal digital aberto, além da Rádio Câmara e mídias sociais do Legislativo.