30/11/2020 12h17

O vereador eleito, que integra o partido Republicanos, foi o mais votado entre os novos parlamentares da próxima legislatura

Priorizar os problemas cotidianos da população em áreas como infraestrutura, cultura e esporte são as principais bandeiras do primeiro mandato de Cristiano Passos (Republicanos) como vereador da Câmara Municipal de Sorocaba. Eleito com 4.722 votos, maior votação entre os novos parlamentares que irão compor a próxima legislatura, o vereador eleito esteve na Câmara Municipal quando foi recebido pelo presidente da Casa, vereador Fernando Dini (MDB).

“Sou missionário, fiz obras sociais durante onze anos fora do Brasil. Saí do país em 2004 e retornei em 2015, trabalhando sempre em prol da causa social nos países por onde passei. Estive na América Central, trabalhando na Nicarágua, e trabalhei na Bolívia, fazendo obras humanitárias. Ao longo desse trabalho, pude constatar a carência das pessoas e o descaso dos governos. Vi esgoto a céu aberto nas ruas e crianças comendo lixo, vi tudo isso. A Nicarágua só não é mais pobre que o Haiti”, conta.

De volta a Sorocaba, onde reside sua família, Cristiano Passos conta que a cidade não padece do tipo de problema que encontrou em nações muito pobres, como a Nicarágua, mas também apresenta carências: “Podemos não ter esse tipo de problema que vi nesses países, mas também temos problemas graves”, afirma. “O miolo de Sorocaba tem boa infraestrutura e uma aparência bonita, mas, no entorno da cidade, nos bairros mais distantes, ainda há muito por fazer”, enfatiza.

Trabalho missionário – Cristiano Anunciação dos Passos nasceu em Diadema, em 19 de setembro de 1980. Realiza trabalhos sociais como missionário desde os 20 anos de idade e conta que a preocupação com as questões humanitárias surgiu cedo em sua vida. “Vi a miséria dentro de casa. Quando minha irmã tinha uns dois anos, hoje está com 28, ela abriu a geladeira e enfiou o dedo num pote de margarina. Era a única coisa que havia para comer em casa. Eu vi isso. Nasceu aí a minha necessidade de ajudar o próximo, de trabalhar para que outras famílias não sofram com a miséria”, afirma.

Para o vereador eleito, é preciso identificar os reais problemas da população e trabalhar para que eles sejam resolvidos sem soluções mirabolantes. “O povo não quer obras faraônicas. Ele quer melhorias concretas, capazes de resolver problemas do seu cotidiano, como uma vaga em creche, tapar um buraco, implantar iluminação pública, sinalizar uma rua para evitar acidente”, enumera. “As pessoas não querem esperar oito meses para fazer um exame médico”, acrescenta.

Criança e adolescente, esporte, infraestrutura e cultura são os temas que Cristiano Passos pretende priorizar em seu mandato. “O esporte e a cultura são meios de ressocialização. Tenho, inclusive, uma proposta de apoiar o artista de rua para que ele possa se apresentar em terminais de ônibus e outros locais da cidade”, conta. O parlamentar eleito discorreu sobre a pandemia e disse que, provavelmente, serão necessários uns quatro ou cinco meses do próximo ano para a situação se normalizar. E observou que a pandemia deve ter contribuído para o alto índice de abstenção nas eleições (quase 130 mil eleitores) devido às dificuldades para votar.