01/12/2020 11h53

Em cerimônia íntima realizada na manhã desta terça-feira, 1º de dezembro, na sala da Presidência, o jornalista Vanderlei José Testa foi homenageado pela Câmara Municipal de Sorocaba com o Título de Cidadão Emérito, por iniciativa do vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Casa. O jornalista esteve acompanhado de familiares. Sônia Dini, mãe do vereador e amiga da família Testa, também prestigiou a solenidade.

Dini ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo comunicador, há mais de quatro décadas, no resgate da memória de Sorocaba. “Hoje Sorocaba reconhece uma de suas pérolas. Essa honraria dignifica meu mandato”, afirmou. Sônia Dini, que atualmente mora na residência dos pais do homenageado, falou sobre sua proximidade com a família Testa. “Tenho gratidão pelo Sr. Ernesto e por você, por seu um pescador de memórias de pessoas esquecidas”, disse.

Vanderlei Testa agradeceu a homenagem que, reforçou, representa um reconhecimento ao seu trabalho e também “amizade, afeto e gratidão”. “Me tornei comunicador para conseguir entrar na alma das pessoas através daquilo que escrevo. Os testemunhos que recebo não têm preço, porque é uma conversa de coração para coração”, destacou.

O homenageado – O sorocabano Vanderlei José Testa nasceu em 27 de janeiro de 1947, filho do ferroviário Ernesto Testa e da operária Carmela Macari Testa. Há 47 anos é casado com Claudete Mathiazzi Testa sendo pai da Camila Mathiazzi Testa Carriel e avô da Carolina.

Formado em Química Industrial, Administração de Empresas, Sistemas de Computação, além de Relações Públicas e Jornalismo, trabalhou na Estrada de Ferro Sorocabana e na Siderúrgica NS Aparecida antes de iniciar sua carreira na área de comunicação. Jornalista profissional com registro em 1979, assumiu várias editorias de revistas, tendo criado o Jornal de Empresas da Siderúrgica, onde foi o editor 15 anos.

Atualmente assina como jornalista responsável revistas de paróquias da igreja católica. É também repórter da Rede Vida, colaborador do Jornal Cruzeiro Do Sul, e Ministro da Palavra na Comunidade do Divino Espírito Santo e Santuário de Santa Filomena. Foi presidente da Associação Sorocabana de Imprensa em duas gestões e, na sua diretoria, construiu a sede social da ASI no bairro Campolim.