01/12/2020 13h05
atualizado em: 01/12/2020 13h09

A Câmara Municipal de Sorocaba aderiu à campanha mundial "Dezembro Vermelho", de conscientização para a prevenção contra a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). Neste ano, o enfoque é a importância de buscar o diagnóstico e o tratamento da doença, reforçando que a camisinha é a forma mais fácil e simples de se prevenir contra o HIV, vírus causador da AIDS. Durante todo o mês, a campanha será abordada nos canais de comunicação da Casa (Rádio, site e redes sociais).

A campanha é uma sequência ao Dia Mundial Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. A iniciativa surgiu em 1987, quando a ONU criou a campanha e, em 1991, a fita com a cor vermelha, que deu nome ao Dezembro Vermelho, foi criada por artistas de Nova York, para lembrar a luta contra o HIV e transmitir compreensão, solidariedade e apoio a quem vive com o vírus. No Brasil, o projeto foi adotado em 1988.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no país. Dessas, 89% foram diagnosticadas, 77% fazem tratamento com antirretroviral e 94% das pessoas em tratamento não transmite o HIV por via sexual por terem atingido carga viral indetectável. A maior concentração de casos de Aids está entre os jovens, de 25 a 39 anos, de ambos os sexos, com 492,8 mil registros. Os casos nessa faixa etária correspondem a 52,4% dos casos do sexo masculino e, entre as mulheres, a 48,4% do total de casos registrados.

Doença - A Aids é causada pelo pelo HIV (vírus da imunodeficiência adquirida), que ataca o sistema imunológico e deixa o organismo vulnerável a doenças. Ser portador do vírus, porém, não é a mesma coisa que ter Aids, pois muitos soropositivos vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas podem ser transmissores do vírus para outras pessoas. Por esse motivo, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Prevenção - Segundo orientações dos órgãos de saúde, as medidas mais indicadas para a prevenção de ISTs são o uso de camisinha do começo ao fim da relação sexual; nunca utilizar o mesmo preservativo por mais de uma vez; não compartilhar objetos perfuro-cortantes, como seringas e agulhas e no caso de gestantes, realizar os testes de sífilis e Aids, prevenindo e evitando a transmissão das doenças ao feto.