03/12/2020 08h42

A servidora pública estadual Keyla Ferreira recebeu o Título de Cidadã Sorocabana, por iniciativa do vereador Fernando Dini (MDB)

Sônia Dini, Keyla Ferreira, Fernando Dini e João Carlos PedrãoServidora pública de carreira da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e voluntária de obras sociais no município, a fiscal de rendas Keyla Ferreira, primeira mulher a ocupar o posto de titular da Delegacia Tributária Regional em Sorocaba, foi homenageada com o Título de Cidadã Sorocabana pela Câmara Municipal, em sessão solene realizada na noite de quarta-feira, 2. A iniciativa foi do vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Casa, que ressaltou os relevantes serviços prestados pela homenageada ao município.

Além de Fernando Dini, compuseram a mesa de honra da sessão solene as seguintes autoridades: a advogada Sônia Dini, mãe do presidente do Legislativo, e os filhos da homenageada, a advogada Mayra Ferreira Cunha e o médico Marcus Vinicius Ferreira Cunha. Keyla Ferreira adentrou ao plenário acompanhada por seu marido João Carlos Pedrão.

No início da solenidade, o cerimonial leu as regras de higiene e distanciamento social adotadas pela Câmara Municipal para a realização da primeira sessão solene após o início da pandemia de coronavírus. Autoridades e convidados estavam usando máscaras e foram adotadas medidas de higienização do ambiente e equipamentos durante a realização da solenidade.

O vereador Fernando Dini, ao saudar a homenageada e os presentes, ressaltou que a concessão do Título de Cidadã Sorocabana a Keila Ferreira é mais um exemplo do zelo que tem por seu mandato, “buscando valorizar pessoas que trilham o caminho do bem, como a homenageada”.

“Keila Ferreira sempre foi uma pessoa dedicada ao próximo e nossos caminhos se cruzaram quando ela conheceu uma das pessoas que mais amei e ainda amo, meu padrinho Fernando Dini Neto, que sempre se dedicou ao próximo”, afirmou Fernando Dini, acrescentando que Keila Ferreira representa a força da mulher.

Dini observou que a homenageada trabalha há 18 anos na árdua tarefa de gerenciar a arrecadação de impostos, “sempre enfrentando os desafios que se apresentaram nessa missão, tanto que se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de titular da Delegacia Regional Tributária de Sorocaba (DRT-4)”.

Ao agradecer a honraria recebida, Keyla Ferreira discorreu sobre questões espirituais e filosóficas, tratando das diferenças entre cérebro e consciência, e enfatizou: “Na minha opinião, nada é mais incrível do que olhar para dentro de si mesmo em busca da iluminação”. A homenageada destacou a importância em sua vida de ter descoberto o trabalho realizado no Centro Espiritual Céu Sagrado por Fernando Dini Neto, que faleceu em 2012 aos 64 anos.

Dados biográficos – Filha de professores, a servidora pública Keyla Ferreira, que tem 54 anos e dois filhos, nasceu na cidade de Jataí, em Goiás, numa família religiosa e musical, com mais três irmãos. Veio para Sorocaba em 2002, após aprovação no concurso público para Agente Fiscal de Rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Integrou o Centro Espiritual Céu Sagrado por 14 anos e é co-fundadora do Instituto Caminho da Luz, entidade de desenvolvimento pessoal e espiritual, sem fins lucrativos, que, conforme enfatizou Fernando Dini na justificativa da homenagem, “há seis anos tem levado esperança e cura para pessoas com síndrome do pânico, depressão, dependência química e emocional”.

Mayra Ferreira Cunha, filha de Keyla Ferreira, lembrou que a dedicação aos estudos sempre esteve presente na vida de sua mãe, desde criança, quando estudava em escola pública e escrevia sempre a lápis para que os livros e cadernos pudessem ser reaproveitados pelos irmãos. “Ao estudar para concursos, durante dez horas por dia, ela pedia a mim e ao meu irmão que brincássemos de escolinha para que ela pudesse aproveitar o conteúdo das apostilas do concurso”, contou.

Atualmente, a Delegacia Regional Tributária de Sorocaba (DRT-4) conta com quase 200 servidores, que fiscalizam e orientam cerca de 56.845 contribuintes. A delegacia responde por uma arrecadação superior a R$ 5 bilhões no ano de 2019, com repasse tributário ao município de Sorocaba no valor de R$ 452.654.738,00 em ICMS e de R$149.285.074,00 em IPVA (também relativo ao ano de 2019).