05/12/2020 09h00

Luiz Fernando Della Rosa explica que foi necessário parar todos os campeonatos e espera que seja possível normalizar as competições no próximo ano

Luiz Fernando Della Rosa, secretário de Esporte e LazerA situação do esporte amador em face da pandemia foi o principal tema da recente entrevista que o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Fernando Della Rosa, concedeu à Rádio Câmara. O titular da pasta discorreu sobre a paralisação das competições esportivas, lembrando que o campeonato varzeano se divide em sete competições diferentes, e falou das perspectivas de retorno para o próximo ano. Na última quinta-feira, 3, foram adotados novos horários de funcionamento dos centros esportivos, em razão da volta do Estado à fase amarela do Plano São Paulo de Combate à Covid-19.

“Por conta da pandemia, tivemos de parar todos os nossos campeonatos. Aguardamos até 25 de novembro para ver se seria possível concluir a Taça Manchester, que já estava nas oitavas de final. Mas vimos que não era possível e, então, decidimos subir as 16 equipes que estavam nessa fase para disputarem a Taça Baltazar Fernandes automaticamente no ano que vem. Com isso, ela terá 48 equipes disputando, em vez de 32”, afirma.

O secretário explica que as 32 equipes que já pagaram a taxa para participar da Taça Baltazar Fernandes não precisarão pagá-la no ano que vem. “Fizemos um decreto isentando essas equipes automaticamente. Da mesma forma, os veteranos da primeira divisão, que já pagaram a taxa, também estarão isentos”, afirma.

Campeonato varzeano – O secretário observa que os outros campeonatos varzeanos, como Taça Cidade e Taça Tropeiro, foram suspensos já no mês de junho a pedido das 40 equipes, 20 em cada divisão. “As equipes pediram para não realizar os campeonatos devido às dificuldades que encontrariam para contratar jogadores. É uma pena, porque o nosso campeonato varzeano é muito forte, tem uma grande tradição e é cercado de muita expectativa todo ano”, lamenta, acrescentando que o Cruzeirão e o Cruzeirinho também foram suspensos.

Luiz Fernando Della Rosa, secretário de Esporte e LazerLuiz Fernando Della Rosa observa que o protocolo de combate à pandemia adotado pelo Governo de São Paulo liberou somente as competições profissionais, como o Campeonato Paulista, que já foi realizado, e o Campeonato Brasileiro, que está acontecendo. “Esses campeonatos seguem um protocolo específico, com testagem a cada 15 dias, mesmo assim, houve casos de contaminação. Na várzea, além dos nossos campos serem abertos, as equipes não têm condições de seguir um protocolo de testagem quinzenal”, afirma.

Luiz Fernando Della Rosa observa, ainda, que a Secretaria de Esporte e Lazer desenvolve uma intensa atividade com o pessoal da terceira idade. “No ano passado, Sorocaba foi campeã regional e estadual nos Jogos da Melhor Idade. Temos uma tradição muito forte nessas modalidades, mas não foi possível retornar. O pessoal da terceira idade é grupo de risco. Então, fizemos uma pesquisa interna com eles e todos concordaram que era melhor não retornar agora”, conta. O secretário espera que, no ano que vem, tudo se normalize e as atividades possam ser retomadas integralmente.

Centros esportivos – Com o decreto do governo estadual que coloca o Estado de São Paulo na fase amarela de combate à pandemia, a Prefeitura de Sorocaba estabeleceu um novo horário de funcionamento para os centros esportivos municipais – que passou a vigorar a partir de quinta-feira, 3 de dezembro – e estão suspensas as atividades em grupos realizadas pela Secretaria de Esportes e Lazer, sendo liberadas apenas aulas e práticas individuais como caminhadas e corridas ao ar livre, mantendo-se o distanciamento físico e uso obrigatório de máscara.

De acordo com informações da Prefeitura Municipal, os centros esportivos “Dr. Pitico” e “Francisco Lisboa” (Maria Eugênia) funcionarão no horário das 6 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Já os centros esportivos “Jornalista Armando Bacelli” (Vila Gabriel), “Joaquim Martins” (Brigadeiro Tobias), “André Pieroni” (Jardim Simus) e o Centro Inclusivo de Esportes e Lazer “Aluisio de Almeida” (CIEL) passarão a funcionar das 7 às 16 horas.