12/01/2021 10h57

Com a presença de Cláudio Sorocaba (PL) e outros vereadores, do prefeito municipal e secretários municipais, foram entregues títulos a 40 famílias

Cláudio Sorocaba, presidente da Câmara: entrega de título a Filomena  Conceição.O Programa Casa Digna Sorocaba, que tem como objetivo garantir moradia para famílias de baixa renda por meio de inovações na regularização fundiária, foi lançado pela Prefeitura de Sorocaba na noite de segunda-feira, 11, na Escola Municipal “Ronaldo Campos de Arruda”, no Jardim Josane, com a entrega de 40 títulos de imóveis para famílias da região de Aparecidinha. A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), que dividiu o palco da solenidade com o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), vereadores e secretários municipais. Animado pela Banda Regimental do CPI-7, o evento seguiu as normas de distanciamento e higienização, com o uso de máscaras pelos presentes.

Prefeito Rodrigo Manga e vereadores: entrega de 40 títulos de posse.Também participaram da solenidade o presidente da Comissão de Regularização Fundiária da Câmara, Fabio Simoa (Republicanos), o líder do governo na Casa, vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), e os vereadores Cristiano Passos (Republicanos), Vitão do Cachorrão (Republicanos), Vinicius Aith (PRTB) e Cícero João (PTB). Os vereadores Fausto Peres (Podemos), Ítalo Moreira (PSC), Silvano Jr. (Republicanos) e Rodrigo do Treviso (PSL) foram representados por assessores.

“Fico muito feliz de participar de uma solenidade como essa, que garante às famílias a regularização de sua moradia”, afirmou Cláudio Sorocaba (PL), relembrando outros processos de regularização fundiária de que participou, sobretudo no Bairro Júlio de Mesquita Filho. “Esse programa é de vital importância para as famílias e é fundamental que seja estendido a outros locais, como o Bairro Quintais do Imperador, assim como a toda a cidade”, enfatizou o presidente do Legislativo, que parabenizou o prefeito e toda a equipe da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária pelo lançamento do programa.

Cláudio Sorocaba: presidente da Câmara ressalta importância de programa.O vereador Fabio Simoa (Republicanos), presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária, também formada pelos vereadores Vitão do Cachorrão (Republicanos) e Iara Bernardi (PT), afirmou que a regularização da moradia para famílias de baixa renda tem sido sua bandeira como líder comunitário há 15 anos. “A regularização fundiária, para mim, representa a vida e esse programa vai trazer um sonho para a realidade, permitindo às famílias a posse legal e definitiva de seu imóvel”, afirmou o parlamentar, enfatizando que a comissão que preside irá atuar, com muita determinação, em prol da moradia para as famílias que mais precisam.

Rodrigo Manga: programa fundiário em parceria com as universidadeParceria com universidades – O prefeito Rodrigo Manga fez questão de agradecer, nominalmente, o presidente da Câmara Municipal e cada vereador presente, ressaltando a importância da convivência harmônica entre o Executivo e o Legislativo e o papel dos parlamentares como porta-vozes dos anseios da população. O prefeito afirmou que o Programa Casa Digna pretende propiciar milhares de documentações de imóveis até o final do seu mandato: “Mas esse programa vai além da regularização fundiária, que, em si mesma, já é fundamental; em parceria com as universidades, o programa também vai possibilitar a regularização da construção e das reformas que as famílias vierem a fazer no imóvel” – salientou Rodrigo Manga.

Fábio Simoa, presidente da Comissão de Habitação e Regularização FundiáriaDurante a solenidade, Rodrigo Manga assinou o Decreto Municipal nº 26.065, que regulamenta o Programa Casa Digna. O secretário da Habitação e Regularização Fundiária, Thiago da Guia, explicou que essa parceria com as universidades, prevista no referido programa, possibilita que alunos de arquitetura, engenharia e serviço social promovam ações de reforma e construção de imóveis nos bairros regularizados, contribuindo para a urbanização de favelas e para a garantia de moradias dignas para as famílias.

O morador Dimas Lopes, juntamente com o prefeito Rodrigo Manga, entregou o primeiro título de imóvel para Dona Josefa, a moradora mais antiga do bairro. O vereador Cláudio Sorocaba, como presidente da Câmara, fez a entrega do título para a moradora Filomena Rodrigo Conceição e, em seguida, os demais vereadores presentes também fizeram entrega de títulos às famílias beneficiadas. Muitos moradores beneficiados com o título definitivo construíram seus imóveis há mais de 30 anos. A regularização fundiária no município está amparada por um conjunto de leis aprovadas, ao longo dos anos, pela Câmara Municipal de Sorocaba.