15/01/2021 11h24
atualizado em: 15/01/2021 14h00

Vereador Cristiano Passos (Republicanos)O vereador Cristiano Passos (Republicanos) foi diagnosticado na noite desta quinta-feira (14) com a Covid-19. O parlamentar apresenta sintomas leves da doença, como cansaço e dores no corpo, e cumpre isolamento em seu domicílio.

Cristiano Passos tem feito exames periódicos. Em dezembro e no último dia 11 de janeiro, o vereador fez exames sorológicos, que não constataram a doença. Ele realizou, na quarta-feira (13), um exame em laboratório particular (PCR), devido ao surto da doença que ocorre na Câmara Municipal. Este exame constatou o resultado positivo.

Com a positivação do vereador Cristiano Passos, sobem para 8 o número de pessoas atingidas pela Covid-19 na Câmara de Sorocaba. Deste total, 5 pessoas tiveram resultados positivo para a doença e três aguardam resultados de exames.

Legislativo em home-office

Devido ao surto da doença na sede do Legislativo, a Mesa Diretora da Câmara Municipal deliberou pelo fechamento total por 15 dias, a partir desta sexta-feira (15) até o dia 29 de janeiro, seguindo recomendações das autoridades sanitárias. A Câmara segue trabalhando em sistema home office e a reabertura da Casa ocorrerá antes do início do ano Legislativo, previsto para fevereiro.

O secretário geral da Câmara Municipal, Jonata Elias Mena, em entrevista à Rádio Câmara (também transmitida pela TV Câmara) explicou as medidas tomadas, ressaltando que a preocupação da Mesa Diretora é com a saúde não só dos servidores, mas de todos os munícipes que frequentam o Legislativo. “Desde o início do mandato da atual Mesa Diretora, ela tem-se reunido e a preocupação principal sempre foi com a saúde e a dignidade humana, não só dos servidores e vereadores, mas de toda a população que frequenta o Legislativo”, ressalta o secretário.

Continuidade dos trabalhos

Responsável pelo funcionamento operacional do Legislativo, como titular da Secretaria Geral da Casa, Jonata Elias Mena salienta que a Câmara Municipal não deixará de prestar serviços à população nesse período de fechamento, uma vez que os servidores continuarão trabalhando à distância, por meio dos canais remotos, oferecendo o atendimento necessário por meio de suas redes sociais. “O público não terá prejuízo algum, pois a Câmara continuará realizando seu trabalho legislativo”, enfatiza, acrescentando que, antes do retorno das sessões, em fevereiro, deverão ser feitos novos testes com os vereadores e servidores.

Com base no estado de calamidade pública, que continua vigorando no município, em função da pandemia, e seguindo recomendações da médica do trabalho da Casa, o Ato da Mesa nº 03/2021, baixado nesta quinta-feira, 14, determina o fechamento do prédio da Câmara de Sorocaba no período de 15 a 29 de janeiro, procedendo-se, nesse período, à sua total desinfecção. Os servidores continuarão trabalhando em casa, em jornadas compatíveis com sua carga horária, e os profissionais da Secretaria de Comunicação Institucional poderão ser convocados para serviços excepcionais.