18/02/2021 12h45
atualizado em: 22/02/2021 16h46
Facebook

Evento é uma iniciativa da vereadora Fernanda Garcia (PSOL) e será no dia 23 de fevereiro, terça-feira, às 19h.

Por iniciativa da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), em parceria com acomissão de mães que compõem a Frente Ampla Popular em Defesa da Escola Pública Democrática, a Câmara Municipal de Sorocaba realizará uma Audiência Pública para debater o movimento Em Defesa da Escola Democrática, na próxima terça-feira, dia 23.

O evento, que terá início às 19h, será em formato híbrido. Por questões de segurança sanitária, a participação presencial será limitada a 18 pessoas, que representam entidades, movimentos e associações convidados pelos idealizadores.  Entretanto, a participação dos cidadãos também poderá ser feita online, a partir da transmissão da Câmara Municipal de Sorocaba, no Youtube e Facebook, com a reprodução de perguntas e questionamentos feitos através destes canais.

O objetivo do evento é discutir a importância do regime democrático nas escolas, como critério fundamental para a formação de cidadãos críticos, com o estímulo à criatividade, a autonomia e a capacidade de tomadas de decisões. De acordo com a vereadora, isso só é possível em um ambiente democrático.

"Infelizmente, ao invés da sociedade avançar no debate da educação, ampliando a reflexão sobre o orçamento, a carreira docente e a estruturação das escolas, estamos dando dois passos para trás - com a aprovação de programas que interferem na gestão democrática, com a indicação de aposentados das forças de segurança, sem nenhuma habilitação no campo da pedagogia, para intervir na gestão da escola. Isso se demonstra mais como a criação de um cabide de empregos, do que uma medida séria para o avanço da educação", explica a vereadora Fernanda.

Para discutir o tema, o evento contará com a presença de quatro debatedores:

Dra. Catarina de Almeida Santos, doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Jonas Araújo Pereira Júnior, professor da rede municipal de ensino em Manaus (AM), licenciado em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Ética e Política pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), educador da Escola de Fé, Cidadania e Ecologia Integral da Área Missionária Santa Maria Goretti da Arquidiocese de Manaus e Articulador do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental - SARES.

Fabiana Boschetti Nunes, mestra em Educação e pesquisadora pela Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba. Atua como diretora na rede municipal de Sorocaba. Pedagoga pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Possui especialização em Educação Especial, Gestão em Excelência e Educação a distância. Pesquisadora na área de educação, nos temas da teoria crítica, currículo e educação libertadora.

Julia Gomes, mãe da Sofia estudante da EM Matheus Maylasky e do Iuri, que deve ir pra mesma escola no ano que vem, criança com síndrome de Down , formada em Gestão de  responsabilidade social, trabalhou por  mais de 10 anos na área social em Sorocaba e Araçoiaba da Serra.

O evento será transmitido através da TV Legislativa, canal 31.3 da televisão aberta, do canal 04 da Claro NET, Canal 09 Vivo Fibra, ou através das redes sociais da Câmara Municipal, no canal do Youtube e página do Facebook, com a possibilidade de participação popular através dos comentários.