18/02/2021 14h43
atualizado em: 18/02/2021 17h11

O vereador Dr. Hélio Brasileiro (PSDB) protocolou, na manhã desta quinta-feira (18), um projeto de lei que pretende autorizar o Poder Executivo a realizar mutirões de saúde em Sorocaba. A proposta tem por objetivo atender as filas de espera para procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos.

Conforme consta no PL, os mutirões consistirão em ações coletivas e integradas de atenção à saúde, desenvolvidas em localidades que apresentam um grande contingente de demanda reprimida.

Para Dr. Hélio Brasileiro, que é médico de formação, a propositura vai ao encontro de um sonho pessoal antigo, envolvendo o voluntariado. “Há muito tempo tentamos viabilizar esta ideia. Se nossa lei for aprovada, o Poder Executivo poderá celebrar contratos de prestação de serviços voluntários com profissionais da saúde da rede privada, sem gerar qualquer vínculo empregatício nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim”, destaca.

“Os profissionais da saúde são apaixonados em cuidar do próximo e muitos são aqueles que gostariam de contribuir com suporte voluntário, desafogando as grandes filas de espera que temos na cidade, diminuindo o sofrimento da população que aguarda por uma cirurgia. Com esta lei, oficializaremos essa possibilidade”, completa o parlamentar.

Se aprovado pela Câmara Municipal, o projeto também prevê que a Secretaria da Saúde poderá, por seus órgãos locais e por meio do portal da Prefeitura de Sorocaba, dar ampla divulgação do dia, local, horário e especialidades do mutirão de saúde que será realizado, promovendo o chamamento da população alvo.

Exposição do tema – Ainda na manhã desta quinta-feira (18), o vereador Dr. Hélio Brasileiro foi recebido na Faculdade de Medicina da PUC (Campus Sorocaba), onde o parlamentar expôs a ideia e discutiu suas formas de aplicação com o Prof. Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto (Diretor PUC) e com o Prof. Dr. Godofredo Campos Borges (Diretor Adjunto PUC). A reunião contou com a presença, ainda, dos secretários municipais Dr. Vinícius Rodrigues (Saúde) e Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais).

(Assessoria de imprensa – vereador Dr. Hélio Brasileiro – PSDB)