23/02/2021 09h20
Facebook

A vereadora conclamou a população a participar virtualmente da audiência pública que será realizada sobre o tema nesta terça-feira, às 19 horas

Fernanda Garcia (PSOL)A defesa da escola democrática como critério fundamental para a formação de alunos críticos foi um dos temas abordados pela vereadora Fernanda Garcia (PSOL) em entrevista ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 23, antes da sessão ordinária, também transmitida pela TV Câmara. A vereadora é presidente da Comissão dos Direitos da Criança, Adolescência e Juventude, também formada pelos vereadores Vinicius Aith (PRTB) e Salatiel Hergesel (PDT).

Fernanda Garcia convidou a população para participar virtualmente da audiência pública que será realizada na noite desta terça-feira, 23, às 19 horas, para debater o movimento “Em Defesa da Escola Democrática”, que contará com a participação de quatro especialistas: Catarina de Almeida Santos, doutora em educação pela USP; Jonas Araújo Pereira Júnior, professor da rede municipal de ensino de Manaus; Fabiana Boschetti Nunes, mestra em Educação pela UFSCar de Sorocaba; e Júlia Gomes, mãe de estudante da Escola Matheus Maylasky.

“Em razão da pandemia de Covid-19, a audiência pública será feita de forma mista, com alguns participantes fisicamente presentes e outros participando virtualmente, inclusive de outras cidades, como um professor de Manaus. Essa audiência foi pensada junto com mães que defendem a escola democrática com o objetivo de debater a proposta de Escola Cívico-Militar, que vem sendo implantada no país”, conta Fernanda Garcia. 

Fernanda Garcia: entrevista a Priscilla Radighieri e Amanda MendesTeoria e prática – A vereadora salienta que existe a proposta de implantar a Escola Cívico-Militar na Escola Municipal Matheus Maylasky e que muitas mães se mostram contrárias ao projeto. Segundo a vereadora, uma das palestrantes da audiência pública trabalha na área social, é mãe de uma aluna com Síndrome de Down e acredita que a Escola Cívico-Militar poderá ter consequências negativas na educação dessas crianças. “A audiência irá abordar aspectos técnicos e práticos desse modelo de escola, que, a nosso ver, tem mais pontos negativos do que positivos”, afirma Fernanda Garcia.

A vereadora também falou de sua proposta de tornar obrigatória a divulgação no portal de transparência da dispensação de doses de vacinas contra a Covid-19. Segundo Fernanda Garcia, o projeto nasceu da necessidade de coibir privilégios nas filas de espera da vacina. “Em João Pessoa, na Paraíba, essa divulgação já é feita e tem dado resultado muito positivo. Não haverá custo porque a Prefeitura de Sorocaba já tem o Portal da Transparência, basta disponibilizar os dados da vacinação nesse local”, afirma.

Outra proposta da parlamentar abordada na entrevista foi o projeto de lei que cria o Programa “Maria da Penha Vai à Escola” e o “Programa Agosto Lilás”, que tem como objetivo divulgar a Lei Maria da Penha nas escolas. “O objetivo é discutir os sinais da violência doméstica e como esse processo se inicia, além de discutir os papéis do homem e da mulher, questionando porque o homem se julga no direito de agredir a mulher”, explica Fernanda Garcia.

*Palestrantes da audiência* – Para discutir o tema “Em Defesa da Escola Democrática”, a audiência pública desta terça-feira, 23, a partir das 19 horas, contará com a participação de quatro especialistas:

– Catarina de Almeida Santos, doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

– Jonas Araújo Pereira Júnior, professor da rede municipal de ensino em Manaus (AM), licenciado em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Ética e Política pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), educador da Escola de Fé, Cidadania e Ecologia Integral da Área Missionária Santa Maria Goretti da Arquidiocese de Manaus e Articulador do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares).

– Fabiana Boschetti Nunes, mestra em Educação e pesquisadora pela Universidade Federal de São Carlos (Campus Sorocaba). Atua como diretora na rede municipal de Sorocaba. Pedagoga pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Possui especialização em Educação Especial, Gestão em Excelência e Educação a distância. Pesquisadora na área de educação, nos temas da teoria crítica, currículo e educação libertadora.

– Julia Gomes, formada em Gestão de  Responsabilidade Social, trabalhou por  mais de dez anos na área social em Sorocaba e Araçoiaba da Serra. É mãe de Sofia, uma estudante da Escola Municipal Matheus Maylasky, e de Iuri, que deve ir para a mesma escola no ano que vem e é uma criança com síndrome de Down. 

A audiência pública será transmitida através da TV Legislativa (Canal 31.3 da televisão aberta; Canal 4 da Claro NET; Canal 9 da Vivo Fibra) e através das redes sociais da Câmara Municipal, no canal do Youtube e página do Facebook, com a possibilidade de participação popular através dos comentários.