23/02/2021 11h38

Os jovens participaram de um simpósio virtual sobre cultura, lazer, esporte, educação, primeiro emprego e meio ambiente

Rodrigo Manga e Cláudio Sorocaba recebem o projeto dos alunos participantesOs jovens que participaram do Projeto “Falação Jovem”, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sorocaba, entregaram aos poderes Executivo e Legislativo, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 23, as propostas resultantes do simpósio virtual realizado em dezembro do ano passado com ideias para as áreas de cultura, lazer, esporte, educação, primeiro emprego e meio ambiente. O prefeito Rodrigo Manga compareceu à Câmara para receber as propostas, que foram entregues também ao presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), e aos demais vereadores.

Rodrigo Manga foi saudado pelo líder do governo na Casa, vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que elogiou a disposição do chefe do Executivo em se colocar à disposição da Câmara Municipal e do diálogo permanente com os vereadores. “Numa atitude extremamente democrática e cidadã, o prefeito volta a esta Casa novamente para prestigiar esse trabalho da Escola do Legislativo e dos jovens que participaram desse simpósio”, afirmou o líder do governo.

Jovens entregam propostas do projetoAo receber o projeto, Rodrigo Manga elogiou a iniciativa de se trazer o jovem para discutir as questões da cidade, destacando, além de Cláudio Sorocaba, também os vereadores Fernando Dini e Péricles Régis, que também trabalharam nessa vertente. “Esse trabalho da Escola do Legislativo é muito importante para a nossa cidade e esse documento apresentado pelos nossos jovens é de muita valia e vem ao encontro das necessidades da população, pelo olhar do jovem”, afirmou Manga ao receber o documento, sugerindo que a Câmara crie uma comissão especial para acompanhar a possível execução das propostas apresentadas pelos jovens.

O presidente da Casa, Cláudio Sorocaba, comprometeu-se a criar a comissão especial e destacou a importância do Projeto Falação Jovem: “A participação da sociedade nos trabalhos legislativos, inclusive dos jovens, é fundamental. Isso mostra que a Câmara Municipal está unida com a juventude. Esse é um trabalho da Escola do Legislativo iniciado na gestão do vereador Fernando Dini e vamos dar continuidade a ele. Esse é o nosso objetivo: trabalhar cada diz mais para trazer a população para mais próximo dos vereadores. Fico muito feliz de ver os jovens trazendo ideias para esse Legislativo” – destacou.

Fernando Dini (MDB)O vereador Fernando Dini afirmou que a presença do prefeito Rodrigo Manga na Câmara para receber a proposta do Projeto “Falação Jovem” mostra o ideal de “uma política mais pacífica, mais conjunta, mais harmônica”, destacando que esse tipo de ação fortalece a independência do Legislativo, ao mesmo tempo em que promove a busca da harmonia entre os poderes. “É dessa forma que vamos buscar a solução dos problemas que existem em Sorocaba, que não são poucos”, afirmou Dini, que atribuiu à própria Escola do Legislativo a ideia do projeto e ressaltou a importância do trabalho da escola para aproximar o Legislativo da população.

Escola do Legislativo – A diretora da Escola do Legislativo, Jaqueline Tamião, explicou como foi desenvolvido o Projeto “Falação Jovem” e destacou que o projeto envolve jovens de diferentes regiões da cidade, tanto de escolas públicas quanto de particulares, que participaram de um simpósio virtual no dia 1º de dezembro do ano passado. “Os temas discutidos pelos jovens foram: cultura, lazer, esporte, educação, primeiro emprego e meio ambiente”, afirmou Tamião, destacando a qualidade das discussões.

Também diretor da Escola do Legislativo, Jailson Batista agradeceu o presidente da Casa e o prefeito municipal pelo apoio ao projeto, bem como todas as pessoas que encamparam e apoiaram o projeto desde seu início, destacando o então presidente da Casa, vereador Fernando Dini (MDB), que também mereceu destaque do atual presidente do Legislativo: “Foi na gestão do vereador Fernando Dini como presidente desta Casa que o Projeto Falação Jovem teve início” – enfatizou Cláudio Sorocaba ao convidar o vereador para fazer seu pronunciamento.

A estudante Letícia Geballi falou em nome dos jovens que participaram do Projeto Falação Jovem: “Estou muito feliz por ter participado desse projeto, em reuniões desde dezembro do ano passado, discutindo temas como educação, primeiro emprego e meio ambiente, e hoje estamos entregamos esse documento para o prefeito e os vereadores”.

Homenagens aos jovens – Ao final da entrega do documento, os jovens que participaram do Projeto Falação Jovem foram homenageados com votos de congratulações, entregues pelo prefeito Rodrigo Manga e pelos vereadores Cláudio Sorocaba (PL), Fernando Dini (MDB), João Donizeti Silvestre (PSDB), Iara Bernardi (PT) e Fernanda Garcia (PSOL). O vereador Vinicius Aith (PRTB), por sua vez, também parabenizou os jovens que participaram do projeto, lembrando de sua própria trajetória como jovem interessado em política já nos bancos da escola básica.

Participaram da primeira edição do projeto os seguintes jovens: Anabelli Ozório, moradora do Parque São Bento e estudante da Escola Zelia Dulce de Campos Maia; Isabela Marques, da Vila Helena, aluna da Escola Municipal Matheus Maylasky; Katlheen Tolentino, do Parque das Laranjeiras e estudante do colégio Genésio Machado; Letícia Gebaile, moradora da Vila Olímpia e aluna do Colégio Maxximus; Serena Trombelli, da Vila Jardini, estudante da Escola Estadual Altamir Gonçalves; e João Paulo Canhado, morador do Éden e aluno da Escola Estadual Francisco Coccaro.