23/02/2021 12h34
atualizado em: 23/02/2021 12h35
Facebook

Além dessa iniciativa, um pacote de mobilização empreendedora, incluindo educação e qualificação foi debatido em reunião desta segunda-feira

A Prefeitura de Sorocaba deve descentralizar o Espaço Empreendedor beneficiando milhares de cidadãos, principalmente os microempreendedores individuais (MEIs), tornando o serviço acessível em todas as Casas do Cidadão. A iniciativa será viabilizada por meio de uma parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) assinada em um protocolo de intenção na tarde de segunda-feira (22). Com o corpo diretivo do Sebrae presente na cidade, a proposta foi firmada pelo diretor de Administração e Finanças, Guilherme Campos, pelo gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Sorocaba, Alexandre Martins, pelo prefeito Rodrigo Manga juntamente com o secretário da pasta, Robson Coivo, e o vereador Péricles Régis (MDB), que articulou a reunião.

Intitulado “Sebrae Aqui”, o projeto não terá custos de implementação no município. A Prefeitura garante a disponibilidade de servidores que passarão por capacitação, integralmente fornecida pelo Sebrae, assim como o investimento em equipamento de mobiliário e informática, que também é da entidade. Em contrapartida, a cidade, que tem hoje um posto de atendimento, passará a ter sete unidades como canal de recepção aos empreendedores locais, criando um ambiente favorável à abertura e ao crescimento de empresas, fortalecendo a rede empreendedora e gerando mais empregos. Entre os serviços oferecidos estão formalização do empreendedor, emissão de guia DAS, elaboração da declaração anual de rendimentos, atendimento em gestão empresarial e diversos modelos de qualificação. 

“Assim como trabalhei para que o Posto de Atendimento ao Trabalhador fosse descentralizado, agora estou batalhando no mesmo sentido para o gerador de emprego e renda. Na antiga gestão consegui que o trabalhador não precisasse mais ir até o centro para verificar vagas, agora ele é atendido nos bairros, agilizando o processo de busca pela recolocação no mercado de trabalho e também diminuindo seus gastos, como o de transporte. Agora estou fazendo esse mesmo movimento para os micro e pequenos empreendedores, quem gera renda e emprego”, explica o vereador Péricles Régis, responsável pela articulação entre Sebrae-SP e Prefeitura de Sorocaba. Em uma reunião anterior com o vereador, o líder do Executivo já havia sinalizado interesse na proposta de descentralização, reconhecendo os benefícios do processo de desburocratização. Agora, oficialmente a cidade tem um termo de parceria para que a ideia comece a se tornar realidade no município. 

Além desse assunto, outras ações desenvolvidas pelo Sebrae foram apresentadas no chamado Plano 100 dias, com diversas iniciativas de qualificação. Entre elas, um modelo de educação empreendedora no ensino fundamental intitulado JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos.  Nessa proposta toda capacitação do corpo docente e apostilamento das crianças também é feito pelo Sebrae, sem custo algum para o município. O secretário de Educação da cidade, Márcio Carrara, também esteve presente na reunião e dará continuidade nessa e em outra frente disponibilizada para a cidade.

De acordo com o vereador Péricles, as iniciativas foram muito bem recebidas pelo prefeito Rodrigo Manga, que se comprometeu em dar prosseguimento no que for necessário para que Sorocaba siga fomentando a geração de emprego e renda. O parlamentar seguirá fazendo o acompanhamento das tratativas para posicionar sobre o andamento do projeto.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Péricles Régis/MDB)