23/02/2021 14h33
atualizado em: 23/02/2021 14h49

A vereadora Iara Bernardi (PT) esteve nesta terça-feira (23) no CEI 87 "Dr. Cassio Rosa", no Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério. No local, ela pode observar que a unidade é muito bem cuidada pelos funcionários que, literalmente, pintam e bordam para manter a escola em boas condições.

No local, foram levantadas questões importantes sobre a volta das aulas presenciais, como a falta de equipamentos de proteção individual adequados para a segurança sanitária das trabalhadoras e trabalhadores da educação.

"A Prefeitura não oferece, por exemplo, face shield para todos e todas, bem como não fornece aventais tipo jaleco descartáveis. Como querem que os profissionais troquem de roupa e sapatos assim que cheguem nas unidades de educação, para só então receber os alunos? Eles precisam de luvas para trocar cada criança, descartando as luvas após cada troca, por exemplo. Precisam ter tapetes de desinfecção dos pés também", disse.

A parlamentar levantou uma série de problemas na unidade, que ocorre por falta de ação efetiva da Prefeitura na manutenção do local.  As máquinas de lavar, por exemplo, equipamento fundamental para a higienização dos lençóis, estão sem funcionar há meses. As canaletas de drenagem pluvial localizadas nos "solariuns" estão sem grades de proteção, e uma das salas se encontra com tapume no local da porta de vidro.

Há muito mato alto na área do parque da unidade, além de pontos de vazamento na cobertura do pátio. Além disso, o lavatório do pátio não possui torneiras. Todas as paredes externas precisam de pintura, e os notebooks furtados não foram repostos.

Visitas às escolas - Durante meses, de setembro de 2019 a Dezembro de 2020, Iara visitou mais de 60 unidades de educação. "Inicialmente, íamos falar do Plano Municipal de Educação com as diretoras e os diretores. Mas sempre apareciam demandas urgentes sobre infraestrutura, segurança, alimentação escolar. Diante de um quadro assim, passamos a fazer um trabalho de levantamento das demandas mais urgentes", disse a petista, que entregou à Secretaria da Educação no início de 2020 um relatório contendo milhares de problemas em unidades de ensino.

Segundo ela, as unidades não recebem manutenção adequada há anos, sendo que existem escolas que foram construídas sobre locais inadequados, como sobre nascentes soterradas que agora estão renascendo e promovendo a movimentação de terra sob os prédios, colocando as estruturas em risco.

Neste ano de 2021, Iara continua com seu cronograma de visitas às escolas. No dia 15/02, ela esteve em duas escolas municipais, nas quais averiguou a absoluta ausência de manutenção física nos prédios e em seus arredores. A parlamentar petista esteve na Escola Municipal Professor Luiz Almeida Marins, onde esteve em 2019, e constatou que o mato está extremamente alto, com até 1,80 metro de altura. Essa escola sofre, além do mato alto, com grande instabilidade no terreno. Por causa disso, foram verificadas rachaduras extremamente grandes, estruturas que estão quase caindo, dentre diversos outros problemas.

A petista também esteve na Escola Municipal Professor Benedito José Nunes. Essa unidade está com o mato extremamente alto, sem energia elétrica e sem internet. Além disso, pessoas estão “morando” na quadra da escola. Iara defendeu a manutenção das unidades. “É urgente que a Prefeitura Municipal de Sorocaba adote medidas ágeis para a reforma dessas unidades, reforço na segurança dos prédios e melhorias em suas estruturas. São problemas que atravessa várias gestões, e que precisam ser solucionados o quanto antes”, disse a vereadora.

(Assessoria de imprensa – vereadora Iara Bernardi – PT)