25/02/2021 09h56

O parlamentar, que concedeu entrevista ao Jornal da Câmara, também falou dos recursos para Sorocaba que buscou em Brasília via emendas parlamentares

A internacionalização do Aeroporto de Sorocaba e a liberdade econômica para favorecer o empreendedorismo, além das contas da Prefeitura Municipal relativas ao terceiro quadrimestre do ano passado, foram alguns dos temas abordados pelo vereador Ítalo Moreira (PSC), presidente da Comissão de Economia da Casa, na entrevista que concedeu ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 25, antes da sessão ordinária.

Ítalo Moreira esteve em Brasília, recentemente, em busca de recursos para o município e para tratar do processo de internacionalização do Aeroporto de Sorocaba, assunto de uma comissão especial criada pela Câmara Municipal. “Quem controla o Aeroporto de Sorocaba é o Governo do Estado, por isso estamos trabalhando com os órgãos estaduais e federais, como a Polícia Federal e a Receita Federal para conseguirmos a autorização para internacionalizar o nosso aeroporto”, afirma Ítalo Moreira, autor do requerimento que criou a referida comissão especial sobre o Aeroporto de Sorocaba, também formada pelos vereadores Cristiano Passos e Fabio Simoa, ambos do Republicanos.

Serviço de qualidade – Segundo o vereador, havia o temor de que a internacionalização do Aeroporto Catarina, em São Roque, fosse atrapalhar Sorocaba. “Mas tivemos a informação de que isso não vai ocorrer, os dois podem ser internacionalizados”, afirma, acrescentando que, em Brasília, obteve um bom respaldo para essa causa. “Isso é muito bom para a economia de Sorocaba, tanto para não perdemos empregos como também para gerarmos mais empregos”, acrescenta, observando que já existe legislação para estimular a indústria aeroespacial em Sorocaba e que essa lei precisa ser aplicada.

Ítalo Moreira observa que o Aeroporto de Sorocaba é o segundo maior do mundo em manutenção de aeronaves executivas e é nele que a Embraer presta o único serviço do Brasil de manutenção de aeronaves. “A qualidade desse serviço é única na América Latina, tanto que aeronaves de outros países, como Argentina, Bolívia, Equador e Chile vêm fazer esse tipo de serviço em Sorocaba. Mas, pelo fato de o aeroporto não ser internacional, esse serviço demora três dias ou até mais, o que para um avião executivo é muito tempo, então, acabamos perdendo clientes para Costa Rica e Miami”, conta, esclarecendo que a internacionalização agilizaria a entrada dessas aeronaves diretamente em Sorocaba.

Busca de recursos – O vereador também fez um balanço de sua ida até Brasília em busca de recursos e conta que, por intermédio do deputado federal Kim Kataguiri (DEM), um dos líderes do MBL (Movimento Brasil Livre), conseguiu R$ 2,5 milhões para investimentos na educação em Sorocaba, inclusive para a área de robótica nas escolas públicas.

O vereador disse que também conseguiu recursos com o deputado federal Gilberto Nascimento (PSC-SP), que serão destinados à Santa Casa (R$ 300 mil) e para a Cultura (R$ 600 mil). “Esses recursos para a indústria criativa também são muito importantes, porque esse setor foi muito afetado pela pandemia”, observa. Ítalo Moreira conta, ainda, que conseguiu R$ 300 mil para a reforma do Teatro Municipal, com a senadora Mara Gabrili (PSDB-SP), e R$ 300 mil para infraestrutura, com o senador José Serra (PSDB-SP).

Por fim, o vereador também falou sobre questões orçamentárias. Como presidente da Comissão de Economia, Ítalo Moreira presidiu a audiência pública realizada na terça-feira, 24, que analisou as contas da Prefeitura Municipal relativas ao 3º Quadrimestre de 2020. O vereador fez um balanço da audiência e disse que ainda é preciso aprofundar a análise dos dados apresentados, uma vez que ainda não houve tempo hábil para isso.

O parlamentar discorreu também sobre as principais bandeiras de seu mandato, que, segundo ele, são a liberdade econômica, o combate a corrupção e o fim do nepotismo, ressaltando que, dos 42 projetos de lei que protocolou na Casa, onze são voltados para desburocratizar a máquina e facilitar a vida do empreendedor.