29/03/2021 17h39

Projeto de antecipação de feriados da prefeitura é aprovado com modificação que determina restrição de circulação de pessoas, feito pela vereadora do

Sorocaba finalmente poderá ter a adoção de medidas mais restritivas no combate à Covid-19, o chamado lockdown. A possibilidade aconteceu em sessão extraordinária nesta segunda-feira (29), com a votação do projeto de lei 119/2021, que prevê a antecipação de feriados de 2021 e 2022, como meio de reduzir a propagação do vírus. O projeto foi aprovado com emenda da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), que condiciona essa antecipação de feriados à adoção de medidas mais restritivas.

Em discussão sobre o projeto, Fernanda Garcia (PSOL) apontou que a antecipação de feriados, como meio de parar as atividades é insuficiente, se as pessoas permanecerem circulando normalmente na cidade.

“O momento que passamos não admite que a gente se esconda. É preciso ter coragem de assumir que o sistema colapsou e que se não tomarmos medidas mais restritivas, a situação da pandemia vai piorar ainda mais. A antecipação de feriados por si só não freia o contágio. Precisamos estabelecer limites nesses feriados antecipados, com restrições de atividades e de circulação”, defendeu.

Além de Fernanda, outros vereadores também apontaram que parques, chácaras e áreas de lazer têm sido tomados por grandes aglomerações, principalmente em finais de semana. Dessa forma, apenas a antecipação dos feriados sem a imposição de restrições de circulação, pode provocar a substituição de aglomerações no trabalho, para aglomerações em situações de lazer.

“Todos os lugares do mundo que conseguiram reduzir drasticamente o contágio, só fizeram  com a combinação de duas coisas: isolamento social e vacinação. Estamos com problemas nas duas formas, por consequência da desestruturação nacional do enfrentamento à pandemia. Haja vista a dificuldade em obter a vacinação imediata da população, a única arma imediata que temos é o aprofundamento do isolamento social, é o lockdown em Sorocaba”, avalia.

Com a aprovação do projeto modificado pela emenda de Fernanda Garcia, o governo Manga precisará regulamentar nos próximos dias as restrições de circulação que entrarão em vigor com o decreto das datas antecipadas. De acordo com informações divulgadas pela imprensa nesta segunda-feira, a fila de espera por leitos de Covid-19 em Sorocaba está em 135 pessoas: 93 aguardam UTI e 42 leitos de enfermaria.

(Assessoria de imprensa – vereadora Fernanda Garcia – PSOL)