07/04/2021 09h37
Facebook

O vereador Cláudio Sorocaba (PL) destaca o papel dos jornalistas, através do livre exercício de sua profissão, como um dos pilares da democracia

Cláudio Sorocaba, presidente da Câmara“A liberdade de expressão é um dos pilares da democracia e os profissionais do jornalismo, homens e mulheres, são essenciais para uma sociedade verdadeiramente livre. Não podemos nunca nos esquecer disso.” Quem faz a afirmação é o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Cláudio Sorocaba (PL), ao destacar o Dia do Jornalista, comemorado anualmente em 7 de abril.

Cláudio Sorocaba ressalta que o artigo 5º da Constituição Federal, em seu inciso IX, estabelece que “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença” e destaca que a Constituição também dedica um capítulo inteiro (o Capítulo V) à Comunicação Social, estabelecendo, em seu artigo 220, que “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição”.

“Infelizmente, o jornalismo profissional tem sido vítima de constantes ataques, que muitas vezes chegam a atingir a pessoa do jornalista. Isso é lamentável, porque o trabalho do jornalista é fundamental para a transparência pública”, afirma Cláudio Sorocaba, referindo-se a dados da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), que contabilizou um aumento de 105,77% nos ataques contra jornalistas em 2020.

O presidente do Legislativo sorocabano sustenta que é uma tradição da Casa respeitar e valorizar o trabalho dos profissionais de comunicação, facilitando ao máximo o seu trabalho. “A Câmara Municipal, como poder mais próximo do cidadão, vê no jornalista um agente essencial para a defesa da sociedade, por isso, valorizamos e respeitamos o seu trabalho”, enfatiza.

Cláudio Sorocaba lembrou, ainda, que a Câmara Municipal sempre celebrou datas alusivas aos profissionais de comunicação, muitas vezes em sessões solenes, além de homenagear profissionais de destaque, vivos ou já falecidos. “Esse ano, infelizmente, devido à pandemia, as solenidades estão suspensas, mas não poderíamos deixar de registrar essa data”, salienta o presidente do Legislativo sorocabano.