07/04/2021 11h36

Durante todo o mês, as páginas do Legislativo na Internet e redes sociais irá exibir a cor azul da campanha

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado no dia 2 de abril último e, durante todo o mês, será realizada a campanha “Abril Azul”, que tem como objetivo pautar a discussão sobre o tema na sociedade, a fim de garantir os direitos das pessoas com transtorno do espectro autista. A Câmara Municipal de Sorocaba integra a campanha e, durante todo esse mês de abril, suas páginas na Internet e redes sociais irão exibir a cor azul da campanha.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído em 2008 pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com transtorno do espectro autista, fomentando pesquisas, debates e ações sobre o tema. Nos Estados Unidos, a prevalência desse transtorno é de uma em cada 68 crianças com oito anos de idade.

No Brasil, a Lei 12.764, de 27 de dezembro de 2012, instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, estabelecendo que “a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais”, devendo ser-lhe garantidos uma vida digna, integridade física e moral, livre desenvolvimento da personalidade, segurança, lazer e proteção contra qualquer forma de abuso e exploração, entre outros direitos.

O que é o autismo – Artigo publicado na Revista Brasileira de Pediatria, em março de 2020, define o Transtorno do Espectro Autista (TEA) como um transtorno do neurodesenvolvimento que abrange o transtorno autista (autismo), a Síndrome de Rett, o Transtorno de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância e o transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, atingindo cerca de 1% da população mundial.

Entre as características do autismo aparecem: déficits na comunicação e na interação social; movimentos estereotipados e insistência nas mesmas coisas; adesão inflexível a uma rotina; acentuada hiperatividade física; e ausência de contato visual com pessoas, entre outras. As causas do transtorno do espectro autista ainda não foram identificadas, mas acredita-se que ele decorra da interação entre vários genes e fatores ambientais.

O atendimento às pessoas com o transtorno exige uma equipe multidisciplinar, como pediatra, neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, entre outros. Em face disso, diversos estudos destacam a importância do estabelecimento de redes de apoio aos pais e cuidadores de pessoas com transtorno do espectro autista, oferecendo-lhes apoio psicológico e informações sobre como lidar com a criança.