08/04/2021 16h14
atualizado em: 08/04/2021 16h21

Com a presença de vereadores, cerimônia marcou a entrega de cheque simbólico pelo prefeito Rodrigo Manga ao diretor da irmandade, padre Flávio.

A Irmandade Santa Casa de Sorocaba recebeu, na tarde de hoje (08), a primeira parcela dos cerca de R$ 3 milhões que foram destinados à entidade, através de emendas impositivas apresentadas pela Câmara Municipal, para investimentos na estrutura de atendimento à saúde. Em solenidade que contou com a presença dos vereadores Fausto Peres (Podemos), Silvano Junior (Republicanos), Cristiano Passos (Republicanos), Dylan Dantas (PSC), Ítalo Moreira (PSC) e Vinicius Aith (PRTB), o prefeito Rodrigo Manga entregou um cheque simbólico no valor de R$ 1.230.112,50 ao diretor-presidente da entidade, Padre Flávio Miguel.

Os vereadores discursaram no início do evento e parabenizaram a gestão do Padre Flávio e todos os profissionais de saúde que atuam na Santa Casa. "Para nos é muito importante saber que a Câmara teve esse foco de trabalho e a destinação deste recurso", disse o vereador Fausto Peres.

Para Cristiano Passos, a expectativa é que 2021 seja marcado pelo fim da pandemia. "Estamos torcendo e orando por um fim definitivo". Já Ítalo Moreira lembrou da importância da união dos vereadores na luta contra a Covid-19 e Dylan Dantas afirmou que a Santa Casa é fundamental no combate ao coronavírus.

O vereador Silvano Júnior destacou que o dinheiro destinado à Santa Casa chegou em boa hora, para ajudar no tratamento das pessoas e a salvar vidas, e Vinícius Aith disse que já esteve em Brasília buscando recursos para o hospital e que pretende retornar à capital com o mesmo objetivo.

Recursos de 2019 - O prefeito Rodrigo Manga explicou que os recursos destinados à Santa Casa são originários de emendas impositivas de 2019, que estavam paradas em um fundo municipal por conta de burocracia. "Rapidamente o secretário da Fazenda agilizou toda parte burocrática, levamos ao Jurídico e ligue feliz para o Padre Flávio", contou o prefeito.

"É um recurso extra que não se imaginava mais que poderia utilizar, e era obrigação nossa fazer com que isso acontecesse", disse Manga. Ele fez a entrega de um cheque simbólico no valor de R$ 1.230.112,50 e informou que em poucos dias será feito um novo repasse á Santa Casa, totalizando cerca R$ 3 milhões de reais.

"É um trabalho em conjunto com a Câmara Municipal, e o que nós pudermos fazer para estruturar cada vez mais esse o hospital, nós faremos", finalizou o prefeito, agradecendo o trabalho da entidade.

Novos equipamentos - De acordo com o diretor-presidente da Santa Casa, padre Flavio Miguel Junior, todo o recurso recebido da prefeitura, através das emendas impositivas do Legislativo, será utilizado na estrutura do hospital. Ele contou que o Centro Cirúrgico necessita de modernização e que, até então, não via a possibilidade por falta de verba.

"Numa missa, entreguei a Deus, com intercessão de São José, e não demorou duas semanas o prefeito me liga e diz que tem emenda impositiva no fundo municipal de 2019, um presente que a Câmara destinou", disse o gestor.

Segundo Padre Flávio, a verba será utilizada na compra de 85 computadores, para a informatização de prontuários, além de oito ventiladores pulmonares, uma incubadora neonatal, três berços de UTI neonatal, 10 monitores, dois refrigeradores para medicamentos e instrumentos cirúrgicos. "São 30 anos de atraso que o prefeito, junto com os vereadores, está pondo em ordem", afirmou.

Com os recursos, a Santa Casa também deverá ter 50 novas camas hospitalares de alto padrão, 29 hampers e 35 notebooks, de acordo com o Padre Flávio Miguel. "Quero agradecer ao prefeito, em nomes do pobres, dos doentes que precisam, e aos vereadores e vereadoras de Sorocaba. Que todos nos possamos lutar pelo povo sorocabano", finalizou o gestor, destacando o empenho dos 1200 funcionários que atuam na Santa Casa.

Emendas para a saúde - No dia 16 de março, a Câmara aprovou o Projeto de Lei nº 97/2021, de autoria do prefeito Rodrigo Manga, que autoriza o Poder Executivo a “remanejar, transpor e transferir todas as emendas impositivas do Orçamento 2021 para ações de saúde em decorrência do aumento dos gastos ocasionados pela pandemia de Covid-19”. Ao todo, os recursos somam cerca de R$ 32 milhões que seriam destinados a cumprir emendas parlamentares aprovadas no ano passado, e que agora poderão ser utilizadas em ações para o combate ao novo coronavírus no município.