15/04/2021 11h45

Carlos Garbo enfatizou a importância da motivação na comunicação, especialmente em meio à pandemia de coronavírus

Em meio à pandemia de coronavírus, que além de óbitos e internações, provoca problemas sociais graves como o desemprego e a fome, é fundamental não perder a esperança e usar a motivação como uma das ferramentas da comunicação. É o que defende o radialista Carlos Garbo, ex-secretário de Comunicação Institucional da Câmara Municipal e atualmente assessor da Presidência da Casa. Garbo foi o entrevistado do programa Resenha Política da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 15.

No programa comandado pelo secretário de Comunicação, Fábio Mascarenhas, com o assessor de imprensa da Casa, Lincoln Salazar, Carlos Garbo discorreu sobre o papel do rádio: “A paixão pelo rádio faz parte da minha vida desde criança, como ouvinte, quando eu e minha mãe ouvíamos os programas do Eli Correia”, conta. Aos 16 anos, Garbo começou sua experiência com o microfone, fazendo leituras nas missas da Igreja Católica e em outras atividades da igreja. Posteriormente, quando já era ferroviário, funcionário da Fepasa, foi aconselhado a trabalhar em rádio, uma vez que já era considerado um bom locutor pelos colegas.

Garbo fez o curso de radialista no Senac, em 1992, começando a trabalhar, no mesmo ano, na Rádio Vanguarda, efetivando-se como radialista da Rádio Vanguarda em 1998, com a privatização da Fepasa, quando passou a comandar um programa matinal. “Foi aí que eu me descobri na profissão, inclusive fazendo novos cursos”, conta Garbo, que também é cerimonialista e apresentador e já trabalhou com caravanas de artistas, trabalho que iniciou nas quermesses da Igreja Católica e desenvolveu em vários bairros de Sorocaba e em cidades vizinhas.

“Magia do rádio” – “O rádio tem uma magia, ele leva encantamento às pessoas. É um veículo fantástico, imprescindível, e continua sendo essencial, inclusive realizando um trabalho educativo”, afirma Garbo. “E é importante destacar que Sorocaba conta com excelentes emissoras de rádio, que prestam um grande serviço à cidade e região”, acrescenta. O radialista disse que, como radialista, faz questão de veicular mensagens positivas, o que considera essencial neste tempo de pandemia.

Ressaltando sua ligação histórica com o rádio, especialmente as antigas rádios de Amplitude Modulada (AM), Lincoln Salazar observou que o modelo histórico do rádio, desde seu surgimento, pautava-se pela inclusão, enquanto, no presente, as redes sociais têm fomentado as divergências. Fábio Mascarenhas também discorreu sobre sua experiência com o veículo. Carlos Garbo observou que não se pode perder de vista o caráter inclusivo do rádio e defendeu a importância de inserir “energia positiva” na comunicação atual.

Durante o programa, o secretário Fábio Mascarenhas e o assessor Lincoln Salazar adiantaram que as sessões ordinárias mistas serão retomadas na próxima semana, às terças e quintas-feiras, quando também acontecerá uma audiência pública sobre o fortalecimento do SUS (Serviço Único de Saúde), por iniciativa da vereadora Fernanda Garcia (PSOL). Por fim, os profissionais de comunicação ressaltaram a importância do Poder Legislativo como instituição vital da democracia e destacaram o papel da comunicação nesse processo, encerrando programa com uma mensagem positiva do radialista Carlos Garbo para os ouvintes da rádio.